A Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC manifestou repúdio ao ataque virtual neonazista, misógino e racista sofrido pelo Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom), durante a reunião intitulada “Café Social”, realizada na plataforma Zoom, que possuía como tema práticas antirracistas em organizações da sociedade civil.
O evento virtual, que contava com cerca de 70 pessoas, foi invadido por criminosos que procederam à exibição de um vídeo com imagens violentas, propagando mensagem de ódio, apologia ao nazismo e atentado ao pudor.
Em nota, a Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC defende que as autoridades constituídas adotem, com urgência, todas as providências necessárias à identificação, indiciamento, processamento e punição dos envolvidos no ato.
“Repelimos com veemência o ataque sofrido pelos participantes do evento e nos manteremos vigilantes às demonstrações de intolerância, preconceito e desrespeito que violem os preceitos fundamentais do Estado Democrático de Direito e os direitos e garantias fundamentais positivados no texto constitucional”, advertiu a Comissão, presidida pela advogada Caroline Vizeu.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC