A OAB/SC, por meio de sua Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, lançou na noite desta segunda-feira (24), a cartilha 'Capacitismo Não! Respeite o protagonismo das Pessoas com Deficiência'. O evento ocorreu no Plenário da Seccional catarinense e representando a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, esteve a presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Seccional, Carla Ramos Gonçalves.
O lançamento da cartilha tem como objetivo fomentar o senso de responsabilidade, ética e informação a respeito do que é o capacitismo e o tipo de discriminação e preconceito que representa para PCDs - Pessoa com deficiência. Confira o material completo aqui.
De forma bem didática e com ilustrações, a cartilha traz informações sobre os tipos de capacitismo existentes e dividida em diferentes tópicos como: O que é Capacitismo?; Tipos de Capacistismo; Quando ocorre o Capacitismo em exemplos práticos, com frases e situações comuns; Como combater o capacitismo; Crimes contra a pessoa com deficiência; Que medidas tomar em casos de capacitismo?, entre outros.
Para a presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Carla Ramos Gonçalves, é cada vez mais necessário levantar pautas e discussões como essa. "Gostaria de primeiramente, agradecer a nossa presidente, Cláudia Prudêncio, por todo o apoio nesta Cartilha, o que é fundamental para todos nós, pois precisamos falar sobre esse assunto, cada vez mais, discuti-lo e debater. Combater o capacitismo é assegurar autonomia e autodeterminação para PCDs. Cada indivíduo deve ter a liberdade de fazer escolhas e tomar decisões que afetam sua vida com o apoio necessário, se necessário. Essas pessoas devem ter participação ativa nas decisões e processos que afetam o seu cotidiano, com voz e influência", ressalta.
"Queria agradecer a presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Dra. Carla, que entrou em contato para que pudéssemos unir nossas Comissões e viabilizar essa Cartilha nas escolas, para que em todas as nossas palestras, possamos mostrar o material e levar ainda mais conhecimento para nossas crianças e adolescentes. Então, a OAB Vai à Escola, está junto com a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência em mais essa linda missão", destacou a presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Alessandra Carioni.
"Eu quero aqui parabenizar, primeiramente, a nossa presidente, Cláudia Prudêncio, porque sem o estímulo dela para essas ações, não seria talvez da mesma forma. E eu gostaria também de parabenizar a presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Dra. Carla, muito obrigada pelo seu trabalho, a gente sabe que é difícil, mas vocês estão conseguindo o resultado, e isso é muito lindo.", salientou a Diretora do Núcleo de Direito Tributário da ESA/SC, Silvia Varella.