A Comissão de Direito da Pessoa Idosa da OAB/SC promoveu nesta quinta-feira (28) uma sessão solene em homenagem aos advogados e advogadas 60+. O evento teve palestra de César Luiz Pasold, com o tema “Personalidade e Envelhecimento”.
A mesa de abertura foi composta pelo diretor-tesoureiro da Seccional, Rafael de Assis Horn, representando o presidente Paulo Marcondes Brincas (que estava em viagem institucional); pela presidente da Comissão de Direito da Pessoa Idosa, Marilene de Campos; pelo vice-presidente da CAASC, Luciano Demaria; pelo palestrante César Luiz Pasold; e pela integrante da Comissão de Direito da Pessoa Idosa, Ariane Angioletti, representando o Conselho Municipal do Idoso.
“Importante praticar políticas de inclusividade, no sentido de prestigiar os profissionais mais experientes, que lutaram por nossas liberdades civis e formaram, sem dúvidas, uma geração de grande valor. São profissionais que devem ser sempre lembrados e ressaltados. Aqui na OAB/SC temos atuado em inclusão digital, previdência e acessibilidade, dentre outros aspectos inerentes à terceira idade, na busca da maior inclusividade”, disse Horn em seu discurso.
Já a presidente da Comissão de Direito da Pessoa Idosa Marilene de Campos, lembrou que a Seccional está se renovando, ao permitir o equilíbrio entre as novas e as antigas gerações. “No dia primeiro de outubro comemoramos o Dia Internacional do Idoso, data em que se celebra também a Lei 10.741/2003, que conhecemos como Estatuto do Idoso. Apesar disso, é uma legislação recente, que ainda soa como novidade, no que tange a regulação dos direitos assegurados à pessoa idosa. Avalio que o país não está preparado para o envelhecimento, assim como a OAB também não estava há seis anos, quando iniciamos o trabalho da Comissão”, destacou.
Após a abertura, os participantes ouviram a palestra “Personalidade e Envelhecimento”, com o doutor em Direito do Estado; pós-doutor em Direito das Relações Sociais; mestre em Instituições Jurídico-Políticas; mestre em Saúde Pública; especialista em Saúde Pública ; e graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, César Luiz Pasold.
Em sua abordagem, Pasold falou sobre o ‘conceito operacional de personalidade’, e sua subjetividade e dinamicidade. “Acredito que a personalidade humana se compõe em três aspectos: biológico, psicológico, onde estão as emoções e sentimentos, e também no aspecto onde se encontram as informações, crenças e valores. O bonito da personalidade é justamente o fato de ela ser complexa. E do nosso grande desafio ser gerir essa natureza”, disse.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC