A Comissão de Acadêmicos de Direito da OAB/SC organiza nos dias 6 e 7 de outubro a I Conferência de Acadêmicos de Direito da OAB/SC, no auditório da instituição. O evento discutirá aspectos do mercado e da educação jurídica de interesse dos estudantes. Para se inscrever, clique aqui.
Aberto pelo presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, que falará sobre dificuldades e perspectivas para a advocacia, o evento será encerrado com palestra do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, conhecido nacionalmente e com atuação destacada no Supremo Tribunal Federal, onde atuou na Ação Penal 470 (Mensalão).
A programação prevê ainda dois debates com professores de importantes cursos de Direito de Santa Catarina. O primeiro abordará a supervalorização dos concursos públicos e os seus reflexos na educação jurídica, influenciando na metodologia de ensino e no currículo de algumas instituições. Já o segundo debate discutirá os escritórios modelos das faculdades, que oferecem aos estudantes a oportunidade de contato com a advocacia ainda durante a graduação, por meio da defesa de casos de pessoas hipossuficientes.
O presidente da Comissão, André Schmidt Jannis, explica que “o propósito do evento é expandir a visão dos estudantes de graduação a respeito do mercado de trabalho jurídico, uma vez que tem predominado na sociedade a ideia de que o concurso público é o melhor caminho a ser seguido pelos bacharéis em Direito, deixando a advocacia em segundo plano. A segurança financeira gerada pelos concursos e o suposto status gerado por algumas carreiras públicas seduz os estudantes que encaram a advocacia com certo preconceito, criando uma geração de ‘concurseiros’, dentre os quais muitos não se realizam profissionalmente”.
Programação
6/10
18h30 - Abertura
18h45 - Palestra com Tullo Cavallazzi Filho. Tema: "Dificuldades e perspectivas para a advocacia"
20h30 - Debate: "Escritórios modelo: entre a teoria e a prática".
Professores: Marcus Vinícius Motter Borges (UFSC), Isabela Pinheiro Medeiros Gonçalves da Silva (Cesusc), Leonardo Ávila (Univali) e Susana Pretto (Unisul)
7/10
18h45 - Debate: "Educação jurídica e influência dos concursos públicos"
Professores:
Eduardo de Mello e Souza (UFSC)
Débora Bonat (Cesusc)
Rodrigo Mioto dos Santos (Univali)
Dilsa Mondardo (Unisul)
20h30 - Palestra: "A prática da advocacia”, com Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay)
Assessoria de Comunicação da OAB/SC