Nesta quarta-feira (6), a OAB/SC, por meio da Comissão de Assistência Social, garantiu mil máscaras, que serão destinadas à advocacia atuante nas áreas do Direito Criminal e Penal e para ações de combate ao Coronavírus realizadas pela Seccional. Os itens serão direcionados às salas da Ordem na Penitenciária Masculina de Florianópolis, localizada na capital catarinense, e no Complexo Penitenciário do Estado (COPE), em São Pedro de Alcântara, para o uso dos profissionais que precisam atuar in loco para prestarem atendimento a seus clientes. A iniciativa da Seccional é resultado da parceria com o Projeto Social ‘Veste Vida’.
A quantidade que ficará na Seccional será distribuída durante as ações de ‘Drive-Thru’, realizadas por meio de agendamento, que ocorrem, normalmente, às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, nas quais os profissionais, que comparecem à sede, recebem um kit de combate ao Coronavírus, composto por máscara, luva e álcool gel. Parte do item também será entregue aos profissionais que, por algum motivo, precisam comparecer à central de atendimento da instituição. “Não temos medido esforços para garantir a saúde da advocacia na luta contra esse vírus e estamos muito felizes e agradecidos por essa parceria com o Projeto ‘Veste a Vida’”, salientou o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.
Horn pontuou ainda a importância do distanciamento social e home office neste momento de pandemia, porém, como a advocacia está na categoria de profissionais que prestam serviços essenciais, é importante que a classe esteja protegida. “Por isso, além de informar, nosso papel é também atuar na proteção da nossa classe que precisa comparecer às instituições prisionais com mais frequência, até porque, nesses casos, a realização de atendimento à distância é praticamente impossível”, pontuou o dirigente.
Já a presidente da Comissão de Assistência Social, Jaína Atanásio dos Santos, reforçou o posicionamento de Horn. “Esse foi um dos meios que encontramos para ajudar a advocacia no combate à Covid-19. Durante as visitas aos presídios, o diálogo com o cliente é inevitável e a distribuição de máscara aos advogados e advogadas servirá como medida preventiva contra o Coronavírus e uma forma de respeito a si próprio e ao próximo”, observou.
Jaína salientou ainda que a OAB/SC e a advocacia estão atentas às medidas preventivas contra o Coronavírus adotadas pelo Governo do Estado e prefeituras, e que a entrega de máscaras nessas duas instituições prisionais se deu devido à grande concentração de encarcerados assistida por advogados e advogadas.
Participaram da entrega de máscaras na Seccional, além de Horn e Jaína, os membros da Comissão de Assistência Social, Adelcio Machado e André Fagundes.
Veste Vida
O ‘Veste Vida’ é uma iniciativa da estilista Mirvana Andreis, da empresária Sandra Bronzina e da arquiteta Graziele Andreis, que sentiram a necessidade de se unir e criar algo para ajudar Santa Catarina na guerra contra o Coronavírus. Criado no último dia 20 de março, em Balneário Camboriú, o projeto já produziu, por meio de voluntários, e entregou aproximadamente 60 mil itens, dentre máscaras de tecido, máscaras de TNT, jaleco de TNT, macacão de TNT e máscara estilo faceshield.
Ao todo, 28 cidades catarinenses já foram atendidas com os itens, que foram entregues a profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19 — trabalhadores da área da Saúde, Polícias, Bombeiros, e agora a advocacia — e para a população em geral.