Lideranças da jovem advocacia participaram no sábado (24), em São Bento do Sul, de mais uma edição do Colégio de Presidentes das Comissões OAB Jovem. O encontro aconteceu paralelamente ao 89º Colégio de Presidentes das Subseções da OAB de Santa Catarina, que ocorreu durante o final de semana.
O Presidente da Seccional, Paulo Marcondes Brincas; o diretor tesoureiro, Rafael de Assis Horn; a secretária-geral adjunta, Claudia Prudêncio; e o diretor do Sicoob Advocacia, Marco Antônio Mendes Sbissa; participaram, em diferentes momentos, do encontro.
De acordo com a presidente da Comissão Estadual OAB Jovem, Clarissa Medeiros Cardoso, estiveram em debate, assuntos relacionados à proposta de extinção da cláusula de barreira, que prevê a queda da obrigatoriedade de, no mínimo cinco anos de inscrição na Ordem, para que jovens possam concorrer em eleições da instituição.
O grupo também pretende elaborar e sugerir junto à Escola Superior da Advocacia (ESA), a realização de um curso de precificação de honorários para buscar a conscientização dos advogados e advogadas na cobrança de valores dignos e condizentes, e que estejam em acordo com a tabela da OAB.
No mesmo sentido as jovens lideranças também formaram um grupo de estudo para discutir a previsão de um piso salarial ético. E colocaram em pauta, ainda, a interferência direta da tecnologia no exercício da advocacia atualmente.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC