A OAB/SC reuniu nesta sexta-feira (7) os presidentes de todas as comissões temáticas da entidade para uma avaliação geral do trabalho realizado nos últimos dois anos e meio. O coordenador geral das comissões, Renato Kadletz, fez um pronunciamento inicial, destacando o caráter estratégico das comissões e o alto nível dos integrantes. “O presidente Tullo Cavallazzi Filho montou um time pra gente ir pro banco e dormir”, brincou. “São sem dúvida alguma os melhores em suas áreas”, disse.
Já na abertura dos trabalhos, Cavallazzi lembrou que o projeto inicial – traçado junto com os coordenadores Renato Kadletz, Cláudia Prudêncio e Orlando Silva Neto - de fortalecer as comissões, dando voz a seus integrantes e promovendo uma consistente exposição da entidade ao público externo, foi vitorioso. “Fico feliz quando alguém vem me cumprimentar por uma entrevista esclarecedora de um de nossos membros”, comentou.
O presidente também anunciou que estão sendo feitos estudos para criar um centro de custo específico para as Comissões, de forma a ampliar o apoio aos eventos realizados e aumentar a integração com as comissões das Subseções. Sobre o orçamento, o diretor tesoureiro Luiz Mário Bratti ponderou que apesar de ser alto, a OAB/SC tem encargos estatutários que obrigam a Seccional a controlar com pulso firme as despesas. “Nem sempre foi possível atender a todos os projetos, mas saibam que sempre nos esforçamos para contemplar o maior número possível”.
O presidente da CAASC, Paulo Brincas, mencionou a situação política do País e o papel das comissões e seus porta-vozes, lembrando que a OAB/SC precisa ser protagonista deste momento, “mas manter a independência partidária”. Disse também que os advogados têm pela frente uma enorme batalha, que é a luta pela manutenção do Exame de Ordem, travada no Congresso nacional. “O fim do exame seria muito ruim para a profissão”.
A coordenadora Cláudia Prudêncio fez um relato das atividades das comissões, destacando números importantes. Ao todo, no período foram realizadas 1075 reuniões, expedidos 1629 ofícios, autuados 522 processos (outros 662 arquivados), num ambiente formado por 65 comissões, 870 integrantes. Também foram realizados 122 eventos desde 2013. “Foi um trabalho incrível, do qual nos orgulhamos muito”, comentou.
Todos os presidentes fizeram pequenos relatos do trabalho desenvolvido, enaltecendo a liberdade de atuação que a Diretoria e o Conselho conferiram às comissões. “Recebemos um voto de confiança, que demonstrou que esta gestão respeita e valoriza o conhecimento técnico de cada um de nós”, disse Felipe Boselli, presidente da Comissão de Licitações e Contratos.
Compuseram a mesa de trabalhos o presidente Tullo Cavallazzi Filho, os diretores Ana Blasi, Sandra Krieger e Luiz Bratti, o presidente da CAASC, Paulo Brincas, os coordenadores Renato Kadletz, Claudia Prudêncio e Orlando Silva Neto e o presidente da ACAT, Gustavo Villar Guimarães. A reunião também contou com a presença de Conselheiros Estaduais.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC