A presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, foi homenageada pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil (Concad) nesta sexta-feira (19), durante o 106° Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/SC, realizado no plenário da sede da Seccional em Florianópolis. Cláudia recebeu a Medalha Maurício Montanha Teixeira, mais alta honraria concedida pelo órgão do Conselho Federal da OAB.
O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, acompanhado pelo conselheiro federal da OAB Felipe Sarmento e pelo coordenador da Concad, Eduardo Uchôa, outorgaram a comenda como forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Cláudia Prudêncio à Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina.
A Medalha Maurício Montanha Teixeira é concedida uma vez ao ano pelas Caixas de Assistência dos Advogados, por meio de deliberação do órgão que as coordena. Ex-presidente da CAASC na gestão correspondente ao triênio 2019/2021, Cláudia é a primeira mulher a ser homenageada com tal honraria.
"Temos a honra de entregar a maior honraria da Concad para a presidente Cláudia Prudêncio por um trabalho sensacional que foi feito aqui em Santa Catarina. Sempre preocupada com a base e a entrega de estruturas para garantir o exercício da advocacia", destacou o coordenador nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, Eduardo Uchôa, a respeito da "maior presidente de Caixa no último triênio".
A presidente da Seccional catarinense recebeu a medalha diante dos presidentes das 52 Subseções do Estado e convidou ex-diretores da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina presentes na reunião Colégio para dividir a homenagem (os conselheiros estaduais Pedro Cascaes, ex-vice-presidente; e Jorge Paixão, ex-secretário-geral).
"Enfrentamos o pior momento da história da humanidade e, junto ao Sistema OAB, conseguimos vencer os desafios e concluir uma gestão exitosa. Foram 33 escritórios compartilhados abertos em um ano e oito meses, nove mil exames preventivos para mulheres advogadas, fomos o primeiro estado a liberar o auxílio emergencial à advocacia ajudando a pagar contas, comida, água, energia elétrica e tudo o que há de mais necessário diante da crise sanitária instaurada pela pandemia", recordou Cláudia Prudêncio.
A dirigente encerrou frisando que a Caixa de Assistência dos Advogados é "amor, paixão, empatia, simplicidade e humildade". "Seguimos em frente cumprindo com a nossa obrigação de sempre fazer melhor, melhor e melhor", ressaltou Cláudia.
O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, que a época presidia a Seccional de Santa Catarina, afirmou que a homenagem vem para valorizar e prestigiar quem presta tão valoroso trabalho voluntário, o qual é essencial e indispensável para tantos advogados, advogadas e seus familiares.
Sobre a comenda
Maurício Sagboni Montanha Teixeira foi presidente da CAA/PR de 2004 a 2006 e diretor tesoureiro da entidade de 2001 a 2003, além de coordenador da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil em 2005. Faleceu em 2007, aos 44 anos, quando então ocupava o cargo de diretor tesoureiro da OAB Paraná.
Em reconhecimento ao seu trabalho à frente das Caixas de Assistência dos Advogados e em prol da advocacia, em 2010, a diretoria da Concad criou a Medalha Maurício Montanha Teixeira, uma homenagem póstuma ao advogado.
Fotos: Isis Lacombe.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC