A Central de Inclusão Digital da OAB/SC completa um ano nesta quinta-feira (16) com mais de 70% dos advogados catarinenses já certificados para atuar na nova sistemática implantada pelos tribunais. O índice coloca a Seccional em quarto lugar no ranking nacional de certificação digital, atrás apenas de Paraná, Mato Grosso do Sul e Amazonas.
Para alcançar este índice à frente de grandes estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, a Central capacitou servidores para atuar nos 23 postos de atendimento que já foram instalados nas subseções ou salas dos Fóruns pelo interior do Estado. No balanço divulgado pelo setor nesta quarta, constam também dados de mais de 4,3 mil advogados atendidos ao longo dos últimos 12 meses e a venda de quase sete mil tokens, dispositivo onde é inserida a assinatura eletrônica. Segundo a coordenadora do setor, Manoela dos Reis, a meta é atingir 100% das certificações até o fim do ano.
Desde a sua fundação, a Central de Inclusão Digital vem oferecendo cursos de processo eletrônico e certificação digital, presenciais e à distância, além de apostilas físicas e digitais, oficinas de informática básica, modernização de salas de atendimento e instalação de equipamentos eletrônicos para o peticionamento. “A concretização da Justiça não depende mais só de sistemas informatizados e infraestrutura de acesso à internet. Essencialmente é preciso também contar com a plena capacitação do advogado para praticar atos processuais à distância”, disse o presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho.
E o trabalho não está restrito apenas ao Judiciário: todos os outros sistemas eletrônicos em implantação também podem ser consultados junto à equipe da Seccional. Um exemplo é o sistema usado pelo Pró-Cidadão, cuja capacitação está em andamento para que os funcionários possam orientar os profissionais que queiram fazer o serviço do próprio escritório, sem a necessidade de ir até o local.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC