A tradicional campanha de conscientização acerca do câncer de mama, foi lançada nesta segunda-feira (01) no auditório da OAB/SC. A Seccional, através da Comissão OAB Cidadã, está apoiando em mais um ano o Outubro Rosa.
O lançamento foi aberto ao público e os convidados e convidadas foram recebidos pelo Coral Engie, que apresentou diversas composições musicais. Na sequência, a jornalista Ana Lavrati, que também é colunista do portal Acontecendo Aqui, palestrou à plateia, contando sua história de vida e superação em família de dois momentos decisivos. Quando ela enfrentou a doença, e quando o marido também passou por um câncer. Ela narrou as dificuldades em conciliar maternidade, vida profissional, conclusão de mestrado, mas também como as atribuições ajudaram como forma de empoderamento e manutenção de suas atividades e rotina normal.
Logo em seguida foi a vez da advogada Ana Paula Werlang tratar sobre os aspectos jurídicos e as possibilidades judiciais dos pacientes em tratamento oncológico, com a palestra “Direitos dos Portadores de Câncer”.
O evento abre as atividades de outubro em prol da conscientização do autoexame, da prevenção, e da busca por tratamento precoce quanto ao câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, e responde por cerca de 28,1% dos novos casos novos a cada ano no país. Já de acordo com o Instituto Oncoguia, o número de casos de câncer de mama cresce entre 5 a 10 % ao ano, mas quando diagnosticado precocemente a chance de cura é de 95%, já quando descoberto mais tarde essa taxa cai para 50%, o que reafirma a importância do autoexame, da prevenção e da busca pela especialidade médica.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC