O câncer de colo de útero é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, o papilomavírus humano. O vírus pode se manifestar através de verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago, ser assintomático ou causar lesões detectadas por exames complementares. É uma doença demorada, podendo levar de 10 a 20 anos para o seu desenvolvimento.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, é o terceiro tipo de câncer mais frequente na população feminina, ficando atrás apenas do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.
A CAASC, sempre comprometida em cuidar da saúde da mulher advogada, lançou nesta segunda-feira a campanha CAASC Saúde Mulher, que vai disponibilizar gratuitamente às advogadas de todas as Subseções exames para a prevenção do câncer de colo de útero.
De acordo com a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Cláudia da Silva Prudêncio, a campanha vai ao encontro das ações da Caixa relacionadas à saúde da advocacia. “Já realizamos diversas campanhas disponibilizando exames e consultas gratuitas para os advogados e advogadas. Neste mês, quando todas as atenções estão voltadas para as mulheres, a nossa iniciativa não poderia ter sido outra, senão oportunizar esse cuidado às nossas colegas, ajudando a combater uma doença tão comum e às vezes fatal”, concluiu a presidente.
Para consultar os locais e disponibilidade para a realização dos exames, basta entrar em contato com a Subseção ou consultar o site da CAASC. As vagas são limitadas.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC