2019 foi um período de muitas conquistas para a advocacia catarinense e também época de dar boas-vindas a quase três mil novos profissionais no Estado. Entre janeiro e dezembro do ano passado, 2.893 jovens advogados e advogadas passaram a fazer parte do time da OAB/SC e obtiveram, após aprovação no Exame da Ordem e o recebimento de suas credenciais, o ‘sinal verde’ para atuar profissionalmente.
De acordo com o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, foi gratificante receber tantos profissionais no ano passado. “2019 foi um ano de conquista para todos, principalmente para esses jovens advogados e advogadas que tanto se dedicaram na faculdade e, posteriormente, aos estudos relacionados ao Exame da Ordem. Nos últimos 12 meses tivemos a honra de entregar 2.893 credenciais, ou seja, recepcionamos com alegria e gratidão quase três mil novos colegas ao longo do período”, disse.
O presidente destacou ainda que a OAB/SC está à disposição da advocacia e tem consciência do papel da instituição no início da carreira dos profissionais recém-chegados ao mercado de trabalho. “Nesse momento, cabe à Ordem ser e dar suporte a esses jovens advogados e advogadas que, muitas vezes, ainda não estão seguros para desenvolverem suas atividades. Para isso, oferecemos o ‘Curso de Iniciação à Advocacia’, tiramos dúvidas, estabelecemos parcerias com a Escola Superior de Advocacia (ESA/SC) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) para atender a classe e, além disso, dispomos da Comissão da Jovem Advocacia e de uma Procuradoria de Prerrogativas, que é uma estrutura para representá-los e defendê-los”, pontuou.
Para complementar o posicionamento de Horn, o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Arthur Bobsin, reforçou a atuação da Ordem na recepção e preparação dos profissionais para o mercado. “Por meio da Comissão, a Seccional tem como função e missão justamente recepcionar e fornecer subsídios e criar oportunidades para auxiliar os jovens que ingressam no mercado de trabalho. Sabemos que as faculdades não acompanham a dinâmica do mundo corporativo e, em razão disso, pensamos e criamos o ‘Curso de Iniciação à Advocacia’ junto com ESA/SC e CAASC para proporcionar uma visão mais ampla da advocacia com matérias não abordadas na graduação, como marketing e atendimento ao cliente”, exemplificou.
Bobsin considerou ainda ser de extrema importância a constante busca pelo conhecimento da advocacia, principalmente por conta do crescimento de profissionais no mercado. “Mais do que visualizar crise e dificuldades no mercado saturado, é preciso utilizar desses percalços como oportunidades de crescimento e de se destacar no meio. Portanto, é necessário que os jovens recém-chegados à profissão participem e abracem as oportunidades proporcionadas pela Ordem”, aconselhou.
Dados
Atualmente, Santa Catarina conta com aproximadamente 40 mil advogados e advogadas inscritos na OAB/SC. Entre janeiro e dezembro de 2019, ingressaram na Ordem 2.893 novos profissionais, dos quais 459 de Florianópolis.
No período, a Seccional também contabilizou 172 pedidos de transferências, ou seja, 172 advogadas e advogadas de outros Estados também passaram a fazer parte do quadro da Seccional catarinense.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC