Em 2019 a capacitação esteve em destaque ma OAB/SC e, pensando nos jovens advogados e advogadas, a Seccional lançou, por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA/SC), o 'Curso de Iniciação à Advocacia’. Entre 12 de fevereiro e 12 de dezembro, foram realizados 51 cursos voltados aos profissionais com a carreira recém-iniciada, segundo balanço divulgado pela ESA/SC.
O curso, que é gratuito, aconteceu em 31 Subseções, mobilizou 38 professores e atraiu 2.193 advogados e advogadas de todo o Estado. Entre as Subseções contempladas com a iniciativa estiveram as de Araranguá; Balneário Camboriú; Balneário Piçarras; Biguaçu; Blumenau; Brusque; Caçador; Chapecó; Criciúma; Curitibanos; Fraiburgo; Gaspar; Imbituba; Indaial; Itajaí; Itapema; Jaraguá do Sul; Joaçaba; Joinville; Lages; Mafra; Navegantes; Palhoça; Rio do Sul; São Joaquim; São José; Tijucas; Timbó; Tubarão; Xanxerê; além da sede da Seccional, em Florianópolis.
Para o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, o ‘Curso de Iniciação à Advocacia’ foi uma das formas encontradas para capacitar e aproximar a jovem advocacia da Ordem. “O nosso objetivo tem sido alcançado, uma vez que o projeto de unir a classe e proporcionar a qualificação profissional teve êxito ao longo deste primeiro ano de sua existência. Garantimos mais conhecimento aos participantes dos cursos além da capital, situação que demonstra o nosso comprometimento com os profissionais de todo o Estado de maneira inovadora, efetiva e inclusiva, conforme os pilares de nossa gestão”, enfatizou.
De acordo com o diretor-geral da ESA/SC, Marcus Vinícius Borges, neste ano, o ‘Curso de Iniciação à Advocacia’ figurou entre os principais projetos da Ordem, que observou a necessidade de melhor preparar jovens advogados e advogadas para o mercado. “Identificamos uma grande necessidade dos jovens advogados e advogadas por temáticas práticas ligadas ao exercício da advocacia, não oferecidas dentro das grades curriculares dos cursos de direito. Assim, montamos um curso com uma grade inovadora para contemplar esse anseio deles” disse.
Borges acrescentou ainda que o projeto não será encerrado neste ano. “Até o final do primeiro trimestre de 2020, todas as 49 Subseções serão atendidas com o ‘Curso de Iniciação à Advocacia’. Esse é um compromisso nosso com os profissionais com credenciais recém-conquistadas”, garantiu o diretor-geral.
Planejamento e importância
Em relação ao planejamento e programação dos cursos, o secretário-geral da ESA/SC, André Jannis, reforçou que toda a advocacia catarinense está no foco do projeto. “Realizamos um planejamento que contempla todos os jovens advogados e advogadas de Santa Catarina, de acordo com o número de profissionais de cada local e de modo que as Subseções que não receberam o curso ainda serão contempladas no início de 2020. Além disso, para democratizar ainda mais o projeto, avançaremos também com a sua disponibilização no formato online e com a elaboração de um e-book sobre os temas abordados durante a iniciativa em 2020”, pontuou.
Já o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC, Arthur Bobsin, destacou a importância do projeto para a jovem advocacia catarinense. “A iniciativa levou oportunidade e capacitação para a advocacia das Subseções, proporcionando o mesmo formato de curso que a Seccional recebe, o que é muito importante para a classe. O projeto atingiu mais de 30 subseções com conteúdo planejado para fornecer subsídios para que os profissionais em início de carreira superem as dificuldades do ofício”, salientou.
O ‘Curso de Iniciação à Advocacia é um projeto realizado pela OAB/SC, por meio da ESA/SC, em parceria com a Comissão da Jovem Advocacia e Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC).
Assessoria de Comunicação da OAB/SC