O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, compôs a mesa de honra da sessão solene de posse da nova diretoria do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), na sexta-feira (31), no auditório do Tribunal Pleno, em Florianópolis. Na oportunidade, a Ordem recebeu reconhecimento do desembargador Rodrigo Collaço em discurso de despedida e promessa do novo presidente do Poder Judiciário catarinense, Ricardo Roesler, pela manutenção do aberto diálogo institucional.
Em discurso de despedida do cargo de presidente do TJSC, Collaço mencionou o papel determinante do presidente Horn na defesa do sistema eproc. “Nessa crise, tivemos o apoio de duas pessoas que representam instituições que foram fundamentais: Rafael Horn, da OAB, e a Dra. Célia [Iraci da Cunha], que é procuradora-geral do Estado.
Atuação destacada a ponto de resolver esse impasse após uma reunião de quase quatro horas no Conselho Nacional de Justiça em que tivemos a condição de provar aquilo que é a nossa convicção: que um sistema público, gratuito, testado e aprovado é o melhor para Santa Catarina. Já colhemos até parte dos resultados porque uma parte da agilização dos processos se deve a isso. Célia e Rafael, muito obrigado pelo apoio que nos foi prestado”, declarou o ex-presidente do TJSC.
Para Horn, as palavras do desembargador Collaço comprovam o protagonismo da OAB/SC e o empenho da atual gestão para garantir o melhor sistema ao judiciário catarinense, beneficiando tanto os profissionais quanto os jurisdicionados. “Recebemos com muito carinho o reconhecimento do desembargador Rodrigo Collaço, que durante sua gestão no TJSC, sempre manteve as portas abertas do Poder Judiciário catarinense para a OAB/SC. Isso mostra que a Ordem está no caminho certo na atuação pela unidade e bom relacionamento com as instituições”, afirmou o presidente da OAB/SC.
Ao assumir o cargo transmitido por Collaço, Roesler destacou a palavra ‘diálogo’ e disse que buscará uma comunicação aberta e republicana com o Executivo, o Legislativo, o Ministério Público, a OAB, as demais instituições e a sociedade. "É evidente que a diversidade de ideias é ínsita à pluralidade. As divergências são bem-vindas enquanto estimulam a reflexão, enriquecem o debate e nos levam ao aperfeiçoamento das ações", discursou.
Também assumiram postos de comando os desembargadores João Henrique Blasi (1º vice-presidente), Soraya Nunes Lins (corregedora-geral da Justiça), Volnei Celso Tomazini (2º vice-presidente), Salim Schead dos Santos (3º vice-presidente) e Dinart Francisco Machado (corregedor-geral extrajudicial).
Acompanharam a sessão solene autoridades ilustres das esferas federal e estadual dos três poderes – governador, senadores, ministro do STJ, desembargadores federais e representantes de outros tribunais de justiça do país, do Ministério Público (MP) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de deputados e prefeitos. Músicos da banda Treml, de São Bento do Sul, embalaram os atos do evento.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação da OAB/SC