Em 2019, na cerimônia de posse da atual gestão da OAB/SC, o sentimento era de gratidão pela confiança no projeto coletivo em prol do fortalecimento e valorização da advocacia, de melhores condições de atuação e do aperfeiçoamento de quem presta tão relevantes serviços à cidadania.
Um ano depois de darmos vez e voz a todos advogados e advogadas dos quatro cantos do Estado, despertamos a sensação de que uma nova era chega à OAB/SC. Hoje, de qualquer lugar, a advocacia pode participar da Ordem catarinense, seja por videoconferência, de uma das 100 comissões temáticas; ou acessando os inúmeros serviços oferecidos de forma online, ou mesmo apenas acompanhando, pela internet, as sessões do Conselho Pleno e do Colégio de Presidentes de Subseções. Para ampliar essa conexão, estivemos em cada uma das 49 Subseções com o projeto ‘Conversa com a Advocacia’, ouvindo a classe e colhendo subsídios para nossas ações, levando em consideração as peculiaridades de cada microrregião do Estado. Também lançamos o ‘Papo de Colega’ e, a cada cidade visitada, reservamos um momento para conversar com o mais antigo e o mais novo profissional da Subseção, para melhor compreender os desafios de quem vive realidades distintas e está em duas pontas opostas da carreira.
Inovação e tecnologia nos permitiram colocar a OAB de Santa Catarina um passo à frente quando se fala em Advocacia 4.0, seja através da capacitação da classe, ao alcançarmos o número recorde de 25.000 participantes em apenas 12 meses; seja reduzindo em cerca de 65% o tempo de tramitação dos processos internos, como pedidos de inscrição de novos profissionais; ou quando chegamos a 500 atendimentos na defesa das prerrogativas, desde simples consultas até intervenções judiciais e administrativas que, por exemplo, solucionaram a histórica pendência relacionada aos saques de alvarás na Justiça do Trabalho.
Nosso protagonismo institucional legitimou a defesa do sistema de processo eletrônico judicial Eproc em Santa Catarina, como também contribuiu para a aprovação da criminalização da violação das prerrogativas da advocacia. Eis porque, decorridos 12 meses, o sentimento de gratidão se renova, pelas conquistas, pelo aprendizado e, principalmente, pela conexão com a advocacia catarinense em prol de uma Ordem cada vez mais eficiente, inovadora e inclusiva.
Rafael de Assis Horn, Presidente da OAB/SC
Assessoria de Comunicação da OAB/SC