A OAB Santa Catarina obteve mais uma importante conquista para os advogados e advogadas que militam na região Sul do Estado nesta terça-feira (3). O TJSC atendeu ao pedido da Seccional e anunciou que a instalação da 3ª Vara de Içara ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2022. A demanda havia sido apresentada via ofício pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio. O pleito buscou assegurar e facilitar o exercício da profissão, assim como aperfeiçoar a prestação jurisdicional.
O vice-presidente do TJSC, desembargador Altamiro de Oliveira, oficializou a medida durante reunião realizada na manhã desta terça em Florianópolis. A presidente da OAB Santa Catarina havia se reunido com a presidência e a Corregedoria-Geral do Tribunal para encaminhar o pedido e solucionar os anseios dos advogados e advogadas da região Sul do Estado.
A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, destacou que a Seccional catarinense segue vigilante às questões da advocacia de todas as regiões. “Estamos dando continuidade à excelente interlocução com o Poder Judiciário. O acolhimento do nosso pleito vem para reforçar esse bom relacionamento institucional. Conhecemos as especificidades e necessidades dos profissionais que atuam na ponta. Os advogados e advogadas precisam de condições adequadas para o exercício da profissão. Estamos muito satisfeitos por mais essa grande conquista”, celebrou.
De acordo com o presidente da Subseção de Criciúma, Alisson Murilo Matos, o Fórum de Içara dispõe de um espaço físico adequado para receber uma nova Vara. “A instalação da 3ª Vara é muito importante. Vai dar vazão para a alta demanda de processos existentes e proporcionar grande benefício para a comunidade, agilizando os julgamentos”, destacou.
Interlocução
O anúncio reafirma a excelente interlocução estabelecida pela OAB Santa Catarina e o TJSC nos últimos anos. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, uma série de demandas da advocacia catarinense foram acolhidas pelo Tribunal.
As mobilizações da Seccional catarinense para solucionar dificuldades de acesso à Justiça, entre outros impasses enfrentados por advogados e advogadas, contam ainda com o acompanhamento e a atuação da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/SC, presidida pelo advogado Cassiano Starck, assim como da Coordenadoria de Relacionamento da Seccional com a Justiça Estadual, conduzida pelo advogado Alexandre Evangelista.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC