A Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina (AACRIMESC), promove no dia 11 de dezembro a palestra "Whistleblowing no contexto das novas medidas contra a corrupção". O evento tem apoio da OAB/SC e da Associação dos Juízes Federais de Santa Catarina (AJUFESC) e acontece no auditório da Justiça Federal de Santa Catarina.
A programação terá início às 19h30 e vai contar com a participação da juíza Federal Cláudia Maria Dadico, diretora do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina da Justiça Federal; do advogado Rodolfo Macedo do Prado, especialista em Direito Penal Econômico; e do advogado Juliano Keller do Valle, que deve mediar o debate.
Para o presidente da AACRIMESC, Renato Boabaid, a expectativa de público é positiva, devido à relevância e atualidade do tema. “É uma oportunidade única para os operadores do Direito, e até mesmo para empresários e funcionários públicos, conhecerem um pouco mais dessa nova tendência, cuja implementação é defendida por alguns dos futuros Ministros de Estado, incluindo Sérgio Moro”, explicou.
A expressão whistleblowing faz referência à colaboração social de cidadãos que, ao tomarem conhecimento de ilegalidades as informam às autoridades em troca de proteções legais. Em paralelo ao tema surge a insuficiência de estrutura estatal para fiscalizar, investigar, punir e prevenir ilícitos penais e extrapenais.
Para participar, basta enviar um e-mail solicitando a reserva de vaga para o endereço contato@aacrimesc.org.br informando nome completo, CPF e telefone. As inscrições são gratuitas.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC