Mais uma sala da “OAB Por Elas” foi inaugurada na manhã desta terça-feira (14), desta vez, na Delegacia de Polícia de Joinville. A inauguração foi realizada pela tesoureira-adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen, na ocasião, representando a presidente Cláudia Prudêncio, juntamente com o presidente da OAB Joinville, Óliver Jander Costa.
O projeto estadual foi criado para oferecer amparo gratuito à mulher em situação de violência no Estado, marcando o avanço no atendimento às mulheres vítimas da violência doméstica em Santa Catarina.
“Desde o início da nossa gestão, tem um pilar mestre, que era a gente fazer a OAB/SC mais humanizada. E hoje, esse Projeto OAB Por Elas, é a menina dos olhos hoje da nossa Seccional e a inauguração de mais uma sala deste Projeto, aqui em Joinville é um ato de empatia, que dá todo o significado a nossa gestão. Então, hoje eu estou aqui com o coração inundado de sentimento, cheia de gratidão, pela parceria da Polícia Civil, a parceria do nosso Governo do Estado, que lançou os olhos para essa causa tão importante, tão relevante para todos(as) nós. E é unindo forças, cada um no seu papel, é que vamos conseguir fazer diferença na vida dessas mulheres”, afirmou a tesoureira-adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen.
“Há um tempo atrás, estivemos aqui na DPCAMI, fazendo uma visita e conversávamos sobre a dificuldade que tinham as mulheres aqui, que vinham, que eram vítimas de violência doméstica e a dificuldade de amparo para elas. E a presidente Cláudia desde o início, abraçou essa causa e realmente hoje é um momento histórico pra gente, que estivemos aqui várias vezes, para que esse sonho fosse realizado. A sala ficou muito bonita e só tenho a agradecer todas as pessoas que tornaram mais esta entrega possível”, ressaltou o presidente da OAB Joinville, Óliver Jander Costa.
“O trabalho da advocacia é um trabalho maravilhoso. Eu quero agradecer a todos(as), agradecer muito à OAB/SC, pois esse dia chegou. Hoje, essas mulheres poderosas da OAB estão aqui trabalhando em prol de outras mulheres. Agradeço vocês de coração por esse trabalho maravilhoso para que essas mulheres tenham mais dignidade”, comentou a vice-governadora da OAB/SC, Marilisa Boehm.
“Essa data é uma data importante. Simboliza a parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina, a Subseção de Joinville e mais do que isso, oportunizar o espaço, para que quando a mulher necessitar, em situações relacionadas a violência doméstica, além do atendimento da Polícia Civil, ela tenha um espaço adequado coma atendimento e orientação jurídica. Agradecemos muito a OAB pela harmonia e cumplicidade e vamos seguir juntos(as)”, salientou o Delegado Regional de Joinville, Rafaello Ross.
“Isso aqui era um sonho, e em nome de todos(as) aqui presentes e dizer que a OAB Santa Catarina e a OAB Joinville se sentem honradas por fazer parte de um projeto tão grandioso, de um tema tão caro que é a violência doméstica”, salientou a presidente da Comissão da Mulher Advogada de Joinville, Silvana Travasso.
A sala inaugurada conta com mesa para atendimento, poltronas, impressora, acesso à internet, livros de normas jurídicas e mesinha para crianças, sendo totalmente climatizada contendo toda estrutura completa para o bom andamento do trabalho do projeto.
Agora, as mulheres que se dirigirem à Delegacia de Polícia do município para registrar boletim de ocorrência ou solicitação de medida protetiva serão acolhidas e atendidas por advogadas(os) voluntárias(os), cadastradas(os) no sistema de Assistência Judiciária Gratuita, por meio do projeto. Para a devida atuação, advogados e advogadas da Subseção Joinville passaram por um treinamento recentemente.
O que é a “OAB Por Elas”?
A realização do projeto acontece por meio da coordenação das Comissões de Combate à Violência Doméstica, presidida por Denise Almeida Marcon, e do Direito da Vítima e da Mulher Advogada, presidida por Giane Brusque Bello, da OAB/SC e da participação de parceiros como a Polícia Civil (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e do Poder Judiciário.
A OAB Por Elas teve início em Balneário Camboriú, em 2018. O sucesso do programa fez com que a atuação fosse se estendendo para outras Subseções. Diante do cenário, a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, sugeriu que o trabalho fosse ampliado a todas as Subseções. A proposição do projeto foi apresentada durante o 105ª Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Santa Catarina, realizado em Jaraguá do Sul.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC