Nesta quarta-feira (10), o presidente interino da OAB/SC, Thiago Degasperin, dedicou sua agenda a uma série de reuniões estratégicas que visam alinhar as ações e projetos do ano de 2024. Os encontros foram realizados com presidentes de Comissões e tiveram como objetivo promover discussões visando fortalecer a atuação da instituição em prol dos interesses da advocacia e da sociedade catarinense.
“É com grande entusiasmo que iniciamos estas reuniões para discutir os novos objetivos e metas que moldarão o caminho da nossa Ordem neste ano. Juntos, iremos continuar construindo uma visão unificada, fortalecendo nossa missão em prol da justiça, dos valores que representamos e do cuidado com os advogados e advogadas de Santa Catarina”, destacou o presidente interino da Seccional catarinense, Thiago Degasperin.
Reunião presidente Comissão da Mulher Advogada, Karen Nascimento
A agenda da manhã iniciou com uma reunião virtual com a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Karen Nascimento, onde foram discutidos os novos passos da Comissão para o ano que inicia. Além disso, outro tema abordado tratou sobre a VIII Conferência Estadual da Mulher Advogada que acontecerá nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, que será, sem dúvidas, mais um grande evento da Ordem catarinense.
“Esse encontro é fundamental para alinhar os novos objetivos e metas da Comissão para o ano que se inicia. Nossa comissão desempenha um papel crucial na luta pela igualdade e na defesa dos direitos das mulheres na advocacia e nos comprometemos a fortalecer a representação feminina, proporcionando oportunidades de desenvolvimento a todas as advogadas catarinenses”, afirmou a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Karen Nascimento.
Entre os deveres da Comissão, estão o de promover a integração da mulher advogada à OAB/SC; promover assistência necessárias à mulher advogada no exercício de suas atribuições profissionais; incentivar o aperfeiçoamento profissional da advogada; promover e participar de eventos ligados à condição da mulher advogada; pugnar pelo respeito ao princípio da igualdade, incentivando a advogada a assumir sua posição inovadora diante do Direito, de forma a adequar a técnica à realidade social, oferecendo consultas de orientação jurídica às profissionais da área, entre outras ações.
Reunião presidente Comissão de Prerrogativas e Defesa de Honorários, Marcelo Peregrino
Em seguida, o compromisso foi marcado com o presidente da Comissão de Prerrogativas e Defesa de Honorários, Marcelo Peregrino, no gabinete da presidência. Na ocasião, a discussão girou em torno de iniciativas e ações planejadas para seguir no fortalecimento e defesa das prerrogativas profissionais, bem como para assegurar a integridade dos honorários advocatícios.
“A responsabilidade que assumimos como defensores das prerrogativas e dos honorários advocatícios é de extrema importância. Sabemos que, no cenário jurídico atual, enfrentamos desafios que demandam a nossa união e dedicação. Nossa missão é garantir não apenas a integridade dos profissionais do direito, mas também promover uma advocacia justa e ética, alinhada com as necessidades da sociedade que servimos”, ressaltou o presidente da Comissão de Prerrogativas e Defesa de Honorários, Marcelo Peregrino.
Entre os projetos realizados no último ano, em 2023, a Comissão de Prerrogativas e Defesa de Honorários da OAB/SC, realizou a Blitz das Prerrogativas, que teve como objetivo estreitar o diálogo, facilitar a escuta e endossar ações de soluções em casos de violação das prerrogativas da advocacia catarinense.
A caravana passou por nove cidades, iniciando em Florianópolis, na Seccional, e culminando em Criciúma. A Blitz das Prerrogativas, que se tornou referência, percorreu as Subseções com a meta de educar, ensinar e esclarecer sobre os direitos e deveres dos profissionais da advocacia.
Reunião presidente Comissão da Jovem Advocacia, Isadora Mello Guimarães Barth
A agenda seguiu à tarde, com o encontro do presidente interino da Seccional e a presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Isadora Mello Guimarães Barth, juntamente com o vice-presidente, Bruno Hachmann e o secretário, Tobias Klen, no qual puderam discutir e alinhar estratégias na busca por iniciativas inovadoras, programas de capacitação e suporte profissional aos novos advogados.
“Foram discutidas e alinhadas estratégias para impulsionar iniciativas inovadoras, implementar programas de capacitação e fornecer suporte profissional aos novos advogados. Este compromisso reforça nosso empenho em fortalecer e capacitar a próxima geração de profissionais do direito”, destacou a presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Isadora Mello Guimarães Barth.
No âmbito da Jovem Advocacia, são diversas ações voltadas aos novos profissionais que estão organizadas em quatro pilares: Imersão na Advocacia, com a realização do Curso de Iniciação à Advocacia, Programa de Mentoria à Jovem Advocacia, Pós-Graduação (convênio com universidade), Networking (happy hours) e Conhecimento jurídico (ESA Start e ESA Casual), e YouTube com aulas de diversas áreas do Direito; Advocacia Empreendedora, com a disponibilidade do Certificado Digital, Sociedade Já, Linha de crédito, espaço físico e virtual para atender clientes, e Software de gestão de escritórios; o Banco de Oportunidades; e o incentivo financeiro, com o planejamento da aposentadoria, anuidade com 50% de desconto, Einstein Conecta, Desconto de 50% em todos os cursos da ESA/SC, Economizômetro (três mil convênios), e SOS Prerrogativas.
Reunião presidente Comissão Estadual de Assuntos Prisionais, Wiliam Shinzato
Em seguida, o presidente interino esteve reunido com o presidente da Comissão Estadual de Assuntos Prisionais da OAB/SC, Wiliam Shinzato. Nesse encontro, foram discutidos temas relevantes relacionados aos desafios e oportunidades enfrentados no âmbito prisional em nosso estado. A troca de ideias foi marcada pela busca de soluções inovadoras e estratégias eficazes para aprimorar as condições do sistema prisional.
“Neste encontro, discutimos de maneira profunda e comprometida sobre questões essenciais relacionadas aos assuntos carcerários. Juntos, buscamos estratégias para aprimorar as condições nos sistemas prisionais, promover a ressocialização e assegurar os direitos fundamentais dos detentos. Essa conversa fortalece o compromisso da OAB/SC em lidar de maneira eficaz e humanitária com os desafios do sistema carcerário”, afirmou o presidente da Comissão Estadual de Assuntos Prisionais da OAB/SC, Wiliam Shinzato.
Em 2023, a advocacia criminal recebeu grandes entregas para mais condições de trabalho no dia a dia. Foram inauguradas diversas salas de apoio à advocacia em Presídios e Penitenciárias em todo o Estado. Os locais inaugurados contam com estrutura completa e tecnologia de ponta para o bom exercício da profissão. Além disso, foram entregues seis novos tablets para serem utilizados no parlatório virtual da Penitenciária de Florianópolis, somando 84 parlatórios virtuais instalados em Santa Catarina.
Reunião presidente Comissão de Legislação e Assuntos Legislativos, Adriano Tavares da Silva
Para encerrar as reuniões de alinhamento com os presidentes de Comissões, o presidente interino, Thiago Degasperin, recebeu no gabinete da presidência o presidente da Comissão de Legislação e Assuntos Legislativos, Adriano Tavares da Silva. O encontro teve como objetivo o presidente da Comissão apresentar o relatório dos projetos legislativos à advocacia catarinense em 2023 e os novos projetos legislativos de interesse da advocacia para 2024.
“O encontro foi marcado por um diálogo construtivo, no qual discutimos assuntos de extrema relevância para a advocacia catarinense. A reunião teve como propósito apresentar o relatório dos projetos legislativos da Comissão implementados ao longo do ano de 2023 e as novas propostas para 2024. Esse relatório, que reflete o trabalho e a dedicação da Comissão, tem como objetivo prestar contas à advocacia catarinense, mostrando os resultados alcançados e os impactos das legislações propostas.”, afirmou o presidente da Comissão de Legislação e Assuntos Legislativos, Adriano Tavares da Silva.