O presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas e o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/SC Thiago Martinelli, estiveram na Superintendência Regional do INSS nesta quarta-feira, 21, para o lançamento oficial da plataforma INSS Digital. O ato dá inicio ao cadastramento de advogados catarinenses na plataforma.
“Essa é um plataforma muito aguardada por toda a advocacia catarinense. Tenho a certeza de que será um ganho de eficiência para o INSS, para o advogado, mas principalmente à população que carece de mais agilidade no atendimento de suas necessidades” comentou o presidente Paulo Marcondes Brincas. Ele ainda destacou que a plataforma é uma inovação que deve revolucionar todo o funcionamento do Instituto.
No encontro, a chefe de divisão de atendimento do INSS, Marcia Matté Fagundes apresentou dados sobre o impacto do INSS digital junto ao órgão. Segundo Márcia, um estudo interno do Instituto estima que, dos 18.949 mil requerimentos mensais que o INSS catarinense recebe, cerca de 30% sejam feitos por advogados. “Ter a Ordem como parceira é a certeza de que nós vamos atingir a todos os advogados e melhorar o atendimento a grande demanda que vem através desses profissionais”, narrou.
Cadastramento
A partir desta quinta-feira, 22, o Departamento de Tecnologia da Informação da OAB/SC libera o cadastro dos advogados para o uso da plataforma. Para o cadastramento é necessário acessar aqui o formulário e se inscrever no INSS Digital.
Ao entrar no sistema, os advogados irão ter acesso ao requerimento de serviços junto à previdência para as cidades de Florianópolis, Blumenau, Canoinhas, Campos Novos, Lages e Pinhalzinho. Neste primeiro momento apenas requerimentos de segurados destas localidades serão analisados por meio da plataforma digital.
“As agências do INSS em Santa Catarina estão recebendo as orientações sobre a plataforma e entrando no sistema conforme esse cronograma interno da previdência. Contudo, a informação que temos é de que até os primeiros dias de abril, mais de 90% das agências já estarão disponíveis para receber o peticionamento digital” esclareceu o presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Thiago Martinelli.
Está com dúvidas? Veja aqui o passo a passo de como fazer esse requerimento eletrônico.
Acesse também o Termo de Responsabilidade e o Termo de Representação necessários para o requerimento eletrônico.
Assista aqui ao vídeo orientativo.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC