O Sistema OAB/SC conta atualmente com um total de 268 bases à disposição da advocacia catarinense em todas as regiões do Estado. Conforme levantamento feito pela Seccional, 50 novas estruturas foram inauguradas somente nos últimos três anos entre Salas de Apoio e Escritórios Compartilhados.
Os espaços oferecem ambientes equipados, exclusivos e confortáveis para facilitar o exercício da profissão, valorizando ainda mais o trabalho dos advogados e das advogadas de Santa Catarina.
Conhecidas como “embaixadas da OAB/SC”, as estruturas estão em locais estratégicos a fim de auxiliar os profissionais durante o exercício da advocacia. Os advogados podem realizar atendimentos, reuniões e videoconferências nos espaços, pois muitos deles contam com estações de trabalho equipadas com computadores, impressoras, internet e serviço de secretariado.
As estruturas, mantidas pela Seccional catarinense e pela CAASC, estão localizadas em sedes administrativas das Subseções, prédios de órgãos do Poder Judiciário, unidades prisionais e delegacias de polícia. Confira aqui uma lista com os endereços.
Novas estruturas
A OAB/SC entregou recentemente 50 novas estruturas que fornecem suporte ao trabalho realizado por advogados e advogadas no Estado. Entre 2019 e 2021, foram inauguradas Salas de Apoio em unidades prisionais nos municípios de Araranguá, Florianópolis, Maravilha, Tubarão e Videira; em órgãos do Poder Judiciário em Balneário Camboriú, Caçador, Concórdia, Indaial, Joaçaba, Lages, Navegantes e Timbó; bem como no Complexo das Delegacias em Laguna. Além disso, os profissionais agora também contam com 33 Escritórios Compartilhados CAASC. Clique aqui para saber mais.
Já está prevista a conclusão de outras 12 obras, com o apoio da Seccional, até o segundo semestre de 2022. Elas vão possibilitar ampliações e revitalizações em salas de apoio à advocacia, sedes administrativas e recreativas de Subseções, assim como a destinação de equipamentos e mobiliários.
No Judiciário
Das 268 bases, 166 delas estão localizadas em prédios de órgãos do Poder Judiciário, facilitando o trabalho dos advogados e das advogadas que militam junto aos Fóruns e às Varas da Justiça Estadual, Federal e Trabalhista.
Os espaços vão ao encontro de uma série de outras conquistas obtidas pela Seccional em prol dos profissionais nos últimos anos, como por exemplo, a utilização de salas passivas para realização de audiências híbridas e a retomada gradual das atividades presenciais no âmbito da Justiça Estadual.
Nas unidades prisionais
A advocacia criminalista também tem sido beneficiada com as salas de apoio da OAB/SC. Hoje os advogados e as advogadas catarinenses que atuam na área podem contar com o suporte oferecido por um total de 29 estruturas implantadas em unidades prisionais e delegacias de polícia. Nos últimos três anos, o número de espaços nas unidades prisionais de Santa Catarina aumentou cerca de 25%.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC