A Secretaria da Administração Prisional e Socioeducativa do Estado (SAP), acolhendo o pleito da OAB Santa Catarina e OAB Lages, anunciou o projeto de penitenciária industrial no município. O secretário Edemir Alexandre Camargo Neto informou sobre a intenção da pasta em construir um complexo prisional na região nesta quarta-feira (29), durante visita institucional da presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, que esteve acompanhada do presidente da 4ª Subseção catarinense, Marco Antonio Souza Arruda.
“Estreitamos a interlocução com a Secretaria da Administração Prisional nos últimos meses para encontrarmos as melhores soluções às demandas da advocacia e dos cidadãos por ela representados. Minha gratidão ao secretário Edemir pela atenção especial que tem dado às reivindicações dos advogados e advogadas catarinenses, principalmente aqueles que militam na seara criminal”, ressaltou a presidente Cláudia Prudêncio.
O presidente da Subseção de Lages destacou que o município aguardava pelo anúncio de ampliação na estrutura do sistema prisional. “Recebemos uma sinalização positiva para um pleito que deve beneficiar não apenas o exercício da nossa profissão, mas também a comunidade lageana como um todo”, observou Marco Antonio Souza Arruda.
Segundo o secretário da SAP, as tratativas da pasta para viabilizar o projeto junto ao município de Lages avançaram com o apoio da interlocução do Sistema OAB/SC. Além da penitenciária, pretende-se que o complexo prisional abranja ainda presídio feminino e masculino, esse último atenderia antigo pleito pela ampliação da unidade que já existe na região.
Também participaram do encontro: ex-presidente da OAB Lages e secretário-geral da CAASC, Rodrigo Goetten; o presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da Seccional, Wiliam Shinzato; a presidente da Comissao de Assuntos Prisionais da Subseção, Letícia de Campos Paes; a presidente da Comissão subseccional de Direito da Vítima, Denise Paes; entre outros.
Foto: Isis Lacombe.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC