O lançamento do concurso "Dê um Basta à Violência contra a Mulher" marcou a abertura da segunda etapa da campanha "Justiça pela Paz em Casa" em Santa Catarina. O anúncio foi feito pela desembargadora Salete Sommariva, coordenadora estadual de Execução Penal e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Cepevid), que está à frente, em Santa Catarina, da campanha idealizada pela vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC, Silvia Tomelin, participou do evento.
O concurso, com premiação nas categorias de vídeo e desenho, é voltado para alunos do ensino fundamental e médio das redes pública e privada de Florianópolis. A proposta é conscientizar crianças e adolescentes sobre a violência doméstica e familiar. Como prêmios, um Playstation 3 para a categoria vídeo, e um X Box 360 para a categoria desenho. O professor dos vencedores será contemplado com uma máquina fotográfica.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins, participou da solenidade e destacou a importância da prevenção. "Se os índices de violência contra a mulher em Santa Catarina são menores que em outros Estados, ainda temos que nos engajar para que diminuam mais", ponderou, ao elogiar o trabalho desenvolvido por Sommariva.
Após a apresentação cultural do Coral da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a abertura foi encerrada com palestra da delegada da Polícia Civil Patrícia Maria Zimmermann D'Avila. Ela falou sobre a importância da educação no enfrentamento à violência contra a mulher para uma plateia composta de magistrados, promotores de justiça, assistentes sociais, psicólogos, oficiais, analistas jurídicos, técnicos judiciários e profissionais da rede de ensino e enfrentamento à violência doméstica.
A solenidade teve ainda a presença de desembargadores, representantes do Poder Executivo, Ministério Público, Assembleia Legislativa, Prefeitura da Capital e Conselhos Municipal e Estadual dos Direitos da Mulher.
Assessoria de Comunicação TJ/SC