Em 1° de janeiro de 2026, a OAB Santa Catarina celebra 93 anos de uma trajetória construída com coragem, compromisso e propósito. São nove décadas caminhando lado a lado com a sociedade catarinense e brasileira, defendendo a dignidade da advocacia em favor da liberdade, da democracia e da Justiça. Reunindo mais de 59 mil advogadas e advogados, consolida-se como uma das Seccionais mais antigas do país e permanece como uma das instituições mais representativas, respeitadas e atuantes.
A OAB/SC esteve presente em momentos decisivos da vida pública brasileira, reafirmando, em diferentes contextos históricos, seu compromisso permanente com o Estado Democrático de Direito. Da participação na campanha Diretas Já e da resistência durante a ditadura militar às lutas pela anistia, pela liberdade de imprensa, à Novembrada e à mobilização em torno da Assembleia Nacional Constituinte, a Seccional manteve atuação firme. Mais recentemente, seguiu protagonizando agendas essenciais, como o combate à corrupção e o enfrentamento à pandemia.
A cada geração, a Seccional renova sua razão de existir naquilo que é essencial para a advocacia e para a cidadania: a defesa das prerrogativas profissionais. Esse eixo se materializa em uma estrutura institucional dedicada, com atuação preventiva e reativa, orientando, acompanhando e adotando providências sempre que houver violação de direitos do exercício profissional.
Para dar efetividade a esse compromisso, a Seccional mantém canais permanentes de suporte à advocacia, além de ações contínuas de interiorização e educação institucional. Destacam-se, neste contexto, os programas que percorrem todo o estado, orientando sobre os instrumentos de proteção ao exercício profissional e assegurando atendimento em regime de plantão 24 horas, por meio de canais específicos.
Essa capilaridade, inclusive, é uma das marcas da OAB/SC. Atualmente, a Seccional está organizada em 53 subseções distribuídas em todas as regiões catarinenses, ampliando presença, proximidade e representatividade. A Seccional também mantém mais de 100 comissões temáticas e grupos de trabalho, que conectam a advocacia às demandas contemporâneas do Direito, qualificam o debate técnico e reforçam a presença institucional em temas estratégicos para a sociedade catarinense.
Para Juliano Mandelli, presidente da OAB/SC, celebrar esses 93 anos significa reafirmar o pacto com a Constituição, com a cidadania e com a advocacia catarinense. “Cada passo dessa trajetória reflete a convicção de que fortalecer a advocacia é fortalecer a cidadania, e que o Direito só cumpre sua missão quando garante direitos, promove igualdade e protege a democracia”, menciona.
O presidente em exercício da instituição, Oliver Jander, celebra a data reconhecendo a contribuição de homens e mulheres de Ordem. ''Nossa história é construída numa conjugação de esforços e ideais em busca de conquistas fundamentais para a sociedade catarinense, tendo na figura do advogado sua razão de existir. Nesta caminhada de mais de nove décadas, centenas de advogados emprestaram e seguem emprestando seu talento e sua competência para ajudar a definir os rumos que a entidade deve tomar'', declarou.



