A OAB/SC está encerrando o ano com 68,26% dos advogados certificados pela Central de Inclusão Digital, setor instalado na Seccional em setembro de 2013. O índice coloca Santa Catarina em quarto lugar no ranking nacional de certificação digital, perdendo apenas para Amazonas, Paraná e Mato Grosso. Segundo a coordenadora da Central, Manoela Reis, a meta é ter 100% dos advogados catarinenses certificados até o fim de 2015.
Para alcançar este índice à frente de grandes estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, a Central capacitou 51 funcionários de subseções para atuar nos 18 postos de atendimento instalados em sedes da OAB ou salas dos Fóruns pelo interior do Estado – Araranguá, Sombrio, Balneário Piçarras, Barra Velha, Caçador, Criciúma, Brusque, Concórdia, Campos Novos, Joaçaba, Videira, Pomerode, Blumenau, Timbó, Indaial, Balneário Camboriú, Itajaí e Rio do Sul -, trabalho que segue com reforço em 2015. Também foram vendidos 5.747 tokens, dispositivo onde é inserido a assinatura eletrônica, e mais de 3,2 mil advogados foram atendidos pela equipe da Central Digital ao longo de todo o ano - 95% deles provenientes de Santa Catarina.
Ao longo do ano também foram emitidas 24 certidões de indisponibilidade do E-SAJ, sistema de peticionamento campeão de problemas, seguido do PJ-E com 17 certidões. “Possuímos um aplicativo, o Pingdom, que controla o comportamento dos dois sistemas por 24h, fornecendo relatórios sobre o tempo de inatividade e o período das interrupções. Ele e os atendimentos e testes diários nos ajudam a diagnosticar a indisponibilidade antes mesmo dos próprios tribunais”, reforça Manoela.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC