O ano de 2026 promete ser o ano da tecnologia para a Escola Superior de Advocacia da OAB/SC. A Seccional catarinense está preparando uma agenda com uma grande frente de ações voltadas a inteligência artificial, com um pacote de medidas de acesso a tecnologia de forma acessível, além de capacitações, treinamentos e outras ações voltadas à prática da advocacia.
Na manhã da última terça-feira (2), o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, reuniu-se com a diretoria-geral da ESA/SC, para alinhar investimentos e estratégias para a implementação das primeiras ações desta grande ação da Ordem de proporcionar mais tecnologia à classe, voltadas ao cotidiano forense.
Foram discutidos detalhes logísticos, seleção de ferramentas, soluções práticas, estrutura de aulas e uma agenda específica para promover o desenvolvimento dos advogados(as) no uso das novas ferramentas que serão disponibilizadas.
Mandelli reforçou o compromisso da OAB/SC em liderar essa transformação. “É fundamental estarmos alinhados às mudanças tecnológicas que impactam diretamente a rotina do advogado. A tecnologia deve ser uma aliada da advocacia, simplificando o dia a dia forense. Investir nisso é investir na eficiência e no futuro da profissão”, afirmou.
O diretor-geral da ESA/SC, Ezair Meurer, avaliou o encontro de forma positiva e destacou o papel da Escola nesse processo. “Trabalhamos para que a advocacia catarinense tenha acesso a ferramentas modernas que facilitem a prática jurídica.Mas vamos além, queremos também a inclusão de forma integral dos profissionais no acesso a essas ferramentas” disse.
A vice-diretora Luciana Nahás também ressaltou a importância da aproximação entre advocacia e inovação. “A tecnologia é uma parceira estratégica para qualificar o trabalho jurídico. Esta iniciativa reflete nosso compromisso em oferecer suporte concreto ao advogado, acompanhando as demandas de um mercado em constante transformação.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


