30 de Setembro de 2024
Seminário Estadual: Envelhecimento, cidadania e direitos da pessoa idosa
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
13:30 - ABERTURA
14H às 15h - Painel 1: A atuação do Ministério Público e da Polícia Civil na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
Ana Luisa de Miranda Bender Schlichting: Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor do MPSC.
Maíra Marchi Gomes: Psicóloga Policial na Polícia Civil de Santa Catarina. Graduada em Psicologia (UFPR), Doutora em Psicologia (UFSC), Mestre em Antropologia Social (UFSC). Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise (PUC-PR), Dependência Química (PUC-PR), Direito Penal e Criminologia (UFPR), Psicologia Jurídica (PUC-PR), em Panorama Interdisciplinar do Direito da Criança e do Adolescente (PUC-PR), em Sistema de Justiça: mediação, conciliação e justiça restaurativa (UNISUL) e em Avaliação psicológica (CFP). Integrante do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (UFSC), Laboratório de Estudos das Violências (UFSC), Grupo de Pesquisa Sistema de Justiça e Justiça Restaurativa (UFSC) e do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos das Toxicomanias Dr. Claude Olievenstein (UFRJ). Professora da Faculdade Estácio de Sá - Florianópolis e São José e da Faculdade ISEPE (Guaratuba-PR). Ministra disciplinas relacionadas ao Gerenciamento de Eventos Críticos, Mediação de Conflitos, Entrevista e Interrogatório em capacitações a operadores de Segurança Pública.
15h às 16h - Painel 2: O papel do Poder Público na atenção à pessoa idosa
Ivani Fátima Arno Coradi: Nasceu em Itatiba do Sul/RS, na localidade de Campo do Açoita. Escritora. Servidora pública estadual da Saúde. Trabalha no Centro de Pesquisas Oncológicos-Cepon. Conselheira titular Municipal do Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa. Conselheira titular do Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa de SC. Conselheira suplente do Conselho Nacional do Direito da Pessoa Idosa. Membro do Colegiado Estadual de Humanização de SC. Membro da Diretoria da Associação Nacional de Gerontologia – ANG. Membro da Diretoria da ANG/SC.
Janice Merigo: Doutoranda em Serviço Social e Supervisora em Políticas Públicas da FECAM
16h às 17h - Painel 3: A institucionalização da pessoa idosa: desafios e controvérsias
Leandro Ramos de Souza: Advogado, consultor para o Terceiro Setor e Direito da Pessoa Idosa. Diretor de Organização da Sociedade Civil.
Ariane Angioletti: Advogada. Especialista em Políticas Públicas para Direitos Humanos pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Especializada em gestão jurídica para Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI). Conselheira do Conselho Estadual do Direito da Pessoa Idosa de Santa Catarina, Conselheira no Conselho do Direito da Pessoa Idosa de Florianópolis, Membro da Comissão do Direito da Pessoa Idosa da OAB Santa Catarina. Membro da Frente Nacional de Fortalecimento das ILPI, sócia fundadora da Associação Cuidadosa e Presidente da Associação Nacional de Gerontologia em Santa Catarina (ANG/SC)
17h às 18h - Painel 4: Planejamento de vida no envelhecimento: aspectos existenciais e patrimoniais.
Larissa Tenfen: Professora. Advogada. Doutoranda em Direito de Família pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Presidente da Comissão da pessoa Idosa do IBDFAM e membro das Comissões de Direito de Família, Sucessões e Idoso da OAB de Santa Catarina.
Patrícia Fontanella: Advogada. Doutora em Direito pela FDUL/USP e Professora das Escolas da Magistratura, Ministério Público e Advocacia de Santa Catarina.
INSCRIÇÕES GRATUITAS
Carga horária para Certificado: 6 horas
O certificado estará disponível no site da OAB/SC a partir de 15 dias úteis após o término do evento
Link para retirada dos certificados: http://www.oab-sc.org.br/meu-cadastro-cursos