A abertura do XCII Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/SC ocorreu na tarde desta sexta-feira (15), na sede da Ordem catarinense, reunindo os dirigentes das 49 subseções do Estado.
No primeiro Colégio do triênio, foram apresentadas as novas metodologias de trabalho da Seccional. O encontro, que pela primeira vez foi transmitido pela internet, também debateu a reestruturação dos Colégios de Presidentes, além dos projetos da Escola Superior da Advocacia e da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina.
“O que pretendemos é mostrar algumas das informações básicas daquilo que estamos imaginando para esses três anos e ouvirmos as observações. Com esse objetivo, inclusive, estamos percorrendo o Estado com o projeto Conversa com a Advocacia. Penso que esse primeiro Colégio seja um momento de planejamento e de ouvir a todos. O trabalho voluntário demanda muita sinergia e tenho certeza que não será diferente com nosso Colégio. Sou apenas um porta-voz e assim pretendo me portar nesses três anos”, destacou o presidente da Seccional, Rafael Horn.
Coordenando o Colégio, o vice-presidente, Maurício Voos, também ressaltou a necessidade de se discutir maneiras de ampliar a aproximação da Seccional com as Subseções. “É muito importante afinar essa relação e ter uma verdadeira parceria entre os presidentes e a Seccional. Juntos vamos achar alternativas para fazer uma gestão de excelência”, disse. O mesmo foi observado pela presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio. “Vocês são os porta-vozes da advocacia catarinense. São vocês que nos trazem esse recado e, se nós trabalharmos juntos, quem ganhará é a advocacia catarinense. Juntos seremos imbatíveis”, disse ela.
A dirigente também elencou os projetos desenvolvidos pela CAASC na gestão. “Temos o ADVerão, CAASC Saúde, CAASC Solidária, o Aplicativo do Plano de Saúde da CAASC, o Programa pela Saúde Mental da Advocacia, além de projetos para aumentar nossa rede de atendimento por todo o Estado. Estaremos em contato direto com cada uma das Subseções para apresentar e levar nossas ações para toda a advocacia”, explicou.
Os presidentes ouviram também explanações do diretor da ESA, Marcus Vinicius Borges, sobre projetos desenvolvidos. Segundo ele, a Escola irá trabalhar enfatizando as ações de quatro principais pontos. “Nossas ações se darão estarão distribuídas a partir das de quatro linhas, sendo eles o projeto “Conectados”; o “Curso de Iniciação da Advocacia”; os “Cursos de Especializações da Advocacia”; e o “Webinar” que pretende aumentar a difusão de nossos cursos a partir da TV ESA”, afirmou.
Participaram ainda o vice-presidente da OAB/SC, Maurício Alessandro Voos; o secretário geral, Eduardo de Mello e Souza; a secretária geral adjunta, Luciane Regina Mortari; o tesoureiro, Juliano Mandelli Moreira. Além deles, também integraram as autoridades que compuseram a mesa, o ex-presidente da OAB/SC, Adriano Zanotto; o ex-presidente da OAB/SC na gestão 2015/2018 e atual conselheiro federal, Paulo Marcondes Brincas; o conselheiro federal, Fábio Geremias.
Os trabalhos do Colégio de Presidentes seguem neste sábado (16), para os encaminhamentos da Carta.