O portal de serviços web do SAJ do Tribunal de Justiça de Santa Catarina passará por inovações. Uma nova experiência do usuário está sendo projetada a partir das necessidades atuais. As mudanças, que objetivam facilitar o peticionamento eletrônico e demais interações de advogados com o e-SAJ, devem ser implementadas gradualmente a partir de setembro.
Promover a usabilidade do portal é o objetivo da estratégia, que resulta de parceria firmada entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Comissão de Inclusão Digital da OAB, de Santa Catarina, com apoio da Softplan.
No primeiro momento, o “objetivo é reorganizar o portal de acordo com as necessidades e conforme as vivências reais de seus usuários”, explica Ilson Stabile, diretor-executivo da Softplan.
A presidente da Comissão de Inclusão Digital da OAB, Juliana Foggaça, conta que advogados foram convidados a participar de uma atividade específica para a atualização do e-SAJ. Durante a dinâmica, adotou-se a técnica de teste de usabilidade: cinco advogados usaram o sistema para desenvolver suas atividades de peticionamento, durante as quais tiveram seu comportamento, reações e reflexões registrados em detalhes para análise.
Na dinâmica, que ocorreu em 14 de agosto, cada usuário peticionou no e-SAJ atual e foi observado por especialistas em Experiência do Usuário. A técnica usada prevê registrar todas as ações do usuário além da verbalização feita durante a tarefa para se ter “acesso” ao que o usuário pensa durante o uso, e assim entender e tratar suas dificuldades.
As próximas atividades envolvem testes de usabilidade das novas telas propostas para o e-SAJ, cuja nova versão já está em desenvolvimento.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC