Ao todo, 21 fraldários já estão sendo entregues e instalados em diversas regiões do estado. Com largura de 53 cm e altura de 68 cm, os espaços devem atender as demandas de profissionais da advocacia que atuam em 17 subseções.
A medida foi comemorada pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC, que atuou diretamente na aquisição e distribuição dos acessórios. “Os fraldários eram um pleito dos profissionais pelos seus diretos. Nosso objetivo é fazer com que a advogada mãe se sinta acolhida em ambos os papéis e tenha à disposição uma melhor estrutura. Esses espaços a partir de agora estão disponíveis à uma boa parte das advogadas de Santa Catarina, um trabalho que, em breve, deve avançar a mais subseções e salas da OAB/SC”, disse.
O benefício ainda faz parte do Plano de Valorização da Mulher Advogada, que visa colocar em prática diversas ações que estimulem a atuação profissional das advogadas, e suas necessidades familiares. Pelo documento, as Seccionais de todo o país devem se adequar às exigências estabelecidas pelo Conselho Federal. O Plano é nacional e pretende fortalecer os direitos humanos da mulher advogada.
“Outro grande avanço na caminhada pela igualdade de gênero é a instalação de fraldários também nos banheiros masculinos da Seccional”, comentou ainda Luciane Mortari.
Nesse quesito, o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, citou o preconceito de gênero e alertou para a necessidade de trabalhos nesse sentido. “A OAB/SC pode fazer muito para enfrentar o preconceito que ainda observamos na sociedade. Enquanto houver preconceito temos de combatê-lo com políticas adequadas para isso”, reforçou.
Araranguá, Balneário Camboriú, Navegantes, Jaraguá do Sul, Balneário Piçarras, Porto União, São José, Criciúma, São Joaquim, Itajaí, Rio do Sul, Brusque, Gaspar, Joinville, Pinhalzinho, Palhoça, São Francisco do Sul são as cidades contempladas nesse primeiro momento.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC