A OAB/SC homenageou advogados que contribuíram para a história da advocacia. O evento aconteceu na sede da Subseção de Criciúma. Além do reconhcimeno aos jubilados, também houve a entrega de novas credenciais da Ordem a profissionais da advocacia.
Os advogados vinculados à Seccional que completaram 30 anos de exercício profissional e igualmente 70 aniversários ou 45 de vínculo à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Santa Catarina, foram registrados no cadastro especial como advogados jubilados. "A homenagem tem como objetivo eternizar a significativa participação, no engrandecimento e dignificação da advocacia que estes advogados deram ao longo do exercício de sua atividade profissional", explica o presidente da Seccional, Paulo Marcondes Brincas.
Na solenidade de entrega de diploma do “Advogado Jubilado”, foram homenageados os profissionais: Alfredo Gava, Armando Serafim, Clovis Juberto Monteiro, Divino Colombo, Eduardo Pereira Rocha e Paulo Márcio Moreira de Moura Ferro. O presidente Paulo Marcondes Brincas, fez questão de estar presente na solenidade e, em seu discurso, enalteceu os jubilados. “É um aprendizado. O que mais me chama atenção é o fato de imaginar como era na época deles. O quão era diferente e em todos os problemas e dificuldades que passaram. Hoje vivemos em uma sociedade rica, uma sociedade de consumo e materializada. E, naquela época, apesar de todas as dificuldades, de locomoção, de estudo, financeira, nunca vi um jubilado que tenha desistido ou estremecido. E que bom que estão aqui presentes, para mostrar aos jovens advogados o caminho”, disse.
Já o presidente da Subseção de Criciúma, Fábio Jeremias, revelou que este foi um dos eventos mais emocionantes realizados na sede local. “Principalmente aos novos colegas, pois esta solenidade vai ficar para sempre na memória, por ser um dia muito especial. Estamos homenageando os advogados que marcaram a minha carreira e vida profissional e é uma honra receber essas pessoas das quais me espelhei. Que o exemplo delas guie os novos profissionais e, aos novos advogados, que elenquem como compromisso ético, a defesa das prerrogativas”, destacou.
Mulheres em ascensão
Na solenidade, Jeremias também observou o crescimento do sexo feminino na profissão. Especificamente nesta entrega de Credencial da OAB, dos nove novos advogados, sete são mulheres. “Em todas as carreiras jurídicas, elas estão tomando conta de seu devido espaço e isso é um presságio de que nós construiremos um mundo melhor do que até agora, com a vinda de mais mulheres”, complementou. A previsão é de que, até o primeiro semestre do ano que vem, em nível estadual, a OAB seja majoritariamente feminina.
Paulo Marcondes Brincas também comentou o tema. "Tenho certeza que a contribuição das mulheres é fundamental e de igual importância ao papel desempenhado pelos homens na advocacia. Nada mais justo do que oportunizar a elas, de mesma forma, cargos diretivos e postos de gestão dentro da nossa Ordem. É o mínimo reconhecimento ao trabalho árduo exercido pelas advogadas diariamente, em prol de igualdade de gênero e em busca de maior representatividade nas instituições. Na OAB/SC, temos seguido continuamente nesta gestão políticas de inclusividade para efetivar essa questão”, enfatizou.
Nascimento da democracia
O representante da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Rafael Búrigo Serafim, fez uma ligação entre os experientes e os novos advogados. “É uma das solenidades em que fiquei mais nervoso, tamanha emoção. Esses profissionais viram a Constituição nascer em uma profissão ainda mais difícil naquela época, venceram todas as adversidades e participaram do nascimento da nossa democracia. Parafraseando Claudio Lamachia, dos grupos sociais que compõem uma sociedade, o mais importante é o advogado, pois somos os mantenedores da democracia, cidadania e Justiça”, reproduziu.
Receberam a credencial da OAB, os novos advogados e advogadas: Amanda Morgana Lins, Emiliano Cruz da Silva, Gabriela da Costa Zanivan, Irina Scussel, Júlia Galli de Aguiar, Juliane Milak Martignago, Renata Paula Ferreira, Rityell Nascimento Bedinot e Tamili da Rosa Custódio.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC