A secretária-geral adjunta da OAB/SC e membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada do CFOAB, Luciane Mortari, participou nesta quarta-feira (22) do Colégio de Presidentes das Comissões da Mulher Advogada em Brasília.
“Entre as discussões com as representantes das 27 Secionais, acordamos que a CNMA irá participar da Caravana Nacional das Prerrogativas, em defesa das prerrogativas da Mulher Advogada. Reuniões de alinhamento como este colégio são fundamentais para replicar nossas demandas e atividades nos estados brasileiros”, explicou.
Também participaram a vice-presidente da Comissão Nacional, Alice Bianchini, a secretária Cláudia Sabino e a secretária-geral Marisa Chaves Gaudio. O Colégio foi aberto oficialmente pela presidente nacional, Daniela Borges, que frisou a necessidade de instituir e manter uma construção coletiva. “As coisas efetivamente acontecem nas pontas, talvez mais nas Subseções do que propriamente nas Seccionais. E a imensa força da qual dispõe a OAB vem exatamente de sua capilaridade, o que faz com que as práticas adotadas aqui possam se multiplicar de maneira consistente e transformadora”, apontou.
Entre os projetos iniciais a serem desenvolvidos estão as prerrogativas da mulher advogada, uma rede de enfrentamento e de assistência à vítima de violência, a participação feminina na política, a visibilidade das profissionais e um selo de divulgação. Durante o encontro, as mulheres advogadas firmaram parcerias para a elaboração e execução de projetos com a Escola Nacional de Advocacia (ENA), as Escolas Superiores de Advocacia (ESAs), a Concad, as Caixas de Assistência, as comissões nacionais e estaduais da Ordem, com foco na autonomia das Seccionais.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC