Nesta terça-feira (17), a Subseção de Xanxerê reuniu advogados, profissionais da área e comunidade jurídica para a cerimônia oficial de jubilamento de Agadir Almeida Lovatel. O presidente da Seccional, Paulo Marcondes Brincas, compôs a mesa de autoridades ao lado do prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla; do presidente da Subseção de Xanxerê, Cristiano Toffolo; da Conselheira Estadual da OAB/SC, Fernanda Oliveira; da Promotora de Justiça, Ana Cristina Boni; e do delegado da CAASC por Xanxerê, Sergio Marca.
Participaram também a Conselheira Estadual da OAB/SC, Luciana Franzen; a Secretária-geral da Subseção de Xanxerê, Gislaine Biondo; o Tesoureiro da Subseção de Xanxerê, Rodrigo Bortoncello; a Secretária-geral Adjunta da Subseção de Xanxerê, Flávia Eberle; e as colaboradoras da Subseção, Michele Bordin e Sabrina de Lima.
Com 42 anos de histórico profissional, Agadir está em pleno exercício profissional na Comarca de Xanxerê e região, exercendo a advocacia desde o início de 1976, até a presente data. Presidiu a Subseção de Xanxerê na época de criação do sistema de palestras “O Advogado Vai à Escola” (levada a todos os municípios da região). Foi ainda vice-presidente da Subseção por nove anos. Atualmente ministra cursos pela Escola da Advocacia e tem participação efetiva no Tribunal de Arbitragem e Mediação de Xanxerê.
“Nosso dever é reconhecer as mudanças que nos trouxeram avanços e creditá-las à geração do doutor Agadir. Muito do nosso contexto histórico e social [referindo-se à democracia] ocorreu graças à contribuição de profissionais como este que homenageamos hoje. É olhando para esse passado recente que vemos o quanto precisamos avançar. É um compromisso para com as próximas gerações”, destacou o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas.
O jubilamento é uma homenagem regulamentada pelo Conselho Federal da OAB, que reconhece advogados e advogadas de todas as Seccionais brasileiras, que possuam 45 anos ou mais de inscrição nos quadros da Ordem; ou que tenham completado 70 anos de idade e, cumulativamente, 30 anos de contribuição contínuos ou não. Em Santa Catarina, todos os homenageados recebem certificado pelo tempo de exercício na profissão e a versão impressa do seu processo de inscrição na OAB/SC.
Sobre o homenageado
Agadir Almeida Lovatel é natural de Campos Novos e tem 73 anos de idade. Casado, é pai de três filhos. Todos seguiram os caminhos profissionais do pai, e cursaram Direito.
Graduou-se em Direito (Ciências Jurídicas e Sociais) em 1975 pela Universidade de Passo Fundo e formou-se no mesmo ano em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Educação de Passo Fundo. Em 1990, concluiu pós-graduação em Direito Processual em nível de especialização, pela Universidade de Santa Catarina.
Como professor, lecionou para turmas de ginásio antes de fazer parte do corpo docente da UNOESC e da UNOCHAPECÓ, nas cadeiras de Direito Civil, Prática Forense e Organização Judiciária; Instituições de Direito Público e Privado, Direito Comercial e Noções Gerais de Direito. E ainda na CELER Faculdades de Xaxim, nos cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Tecnólogo.
Foi o primeiro advogado da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), onde incentivou a criação dos Estatutos do Funcionário Público e Professores, do Plano de Cargos e Salários e do Código Tributário Municipal para dos municípios da região.
Foi advogado do município de Xanxerê em duas administrações públicas. Eleito vereador na cidade de Capinzal por duas vezes: em 1966 e 1969; tendo presidido a Câmara de Vereadores do município no período de 1970/1972. Mais tarde, em 2010, obteve o título de Cidadão de Xanxerê, aprovado por unanimidade pelo legislativo municipal.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC