O respeito às prerrogativas profissionais da advocacia vão ganhar fortes aliados. Em visita institucional ao presidente da OAB/SC, Rafael Horn, nesta quarta-feira (24), o delegado Geral de Polícia da Secretaria de Segurança Pública, Paulo Koerich, destacou a preocupação da Polícia Civil de Santa Catarina em ampliar a formação de suas equipes a fim de extenuar os casos de violação de prerrogativas por partes da corporação. O encontro ocorreu no gabinete da presidência da Seccional.
Acompanhado do assessor jurídico da PCSC, Ricardo Thomé e do presidente eleito da ADEPOL, Rodrigo Falck Bortolini, Koerich afirmou que a instituição tem interesse em firmar parcerias com a Ordem para promover cursos e capacitações aos agentes públicos. “Temos uma pauta de formação constante, por isso entendemos ser importante também aproveitarmos esses espaços para que os representantes da Ordem dos Advogados possam participar e dar palestras sobre as prerrogativas dos advogados e o papel dos advogados”, disse.
A proposta foi acolhida com deferência pelo presidente da OAB/SC, que já planeja um termo de cooperação entre Escola Superior da Advocacia – ESA-OAB/SC e a PCSC para colocar a iniciativa em prática. “Sabemos que boa parte dos problemas é por desconhecimento. A proposta de formação e orientações aos policiais e delegados, nesse sentido, salienta o desejo das instituições de fazer o melhor para que a justiça seja aplicada. Temos convicção que a partir do fomento ao conhecimento vão se diminuir quaisquer animosidades que existirem” assentiu Horn.
No encontro, os representantes da PCSC ainda discorreram sobre aspectos práticos do dia a dia da Instituição e pediram o apoio da Seccional a fim de fortalecer a atuação das instituições de segurança. De acordo com Koerich, o intuito é melhorar suas ações e iniciativas, diferenciando às atribuições de cada instituição e reforçando o diálogo e a parcerias com operadores da lei.
Ainda participaram da reunião, o secretário geral da OAB/SC, Eduardo de Mello e Souza; os conselheiros estaduais, Leonardo Pereima e Alexandre Neuber e o diretor geral da ESA, Marcus Vinícius Motter Borges.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC