Nos dias seis e sete de março, o auditório da OAB/DF, em Brasília, vai receber a primeira edição do Encontro Brasileiro das Advogadas Criminalistas. O evento voltado para mulheres é inédito e realizado pela Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim).
Na programação, estão inclusas apresentações de diversas referências nacionais na advocacia criminal. Com abordagem de temas divididos em palestras, mesas de debate e tribuna livre.
A advogada Adriana Maria Spengler é uma das palestrantes e convida as profissionais atuantes em Santa Catarina a integrarem a comitiva estadual.
“Minha participação traz ao público o tema ‘Mitos e Desafios Atuais da Advocacia Penal Empresarial’. Um deles, que sempre norteou a advocacia criminal, é a ideia de que a área é eminentemente masculina. Este evento, por si só, demonstra que isso é uma percepção já superada. Contudo, na área criminal empresarial, há ainda um amplo espaço a ser preenchido pela atuação de advogadas”, disse.
Adriana explica ainda que o assunto foi tema de sua dissertação de mestrado defendida em 2006, e que atualmente, é o foco da disciplina que leciona em curso de Pós-Graduação na UNIVALI (Direito Penal Empresarial). “Pretendo abordar os desafios inerentes à essa atuação, que vão desde o perfil do próprio cliente, que via de regra, é diferenciado e não se percebe como criminoso, aliado à pouca visibilidade dos danos causados, eis que os bens jurídicos envolvidos no crime econômico são supra individuais, a necessidade da interdisciplinaridade com outros ramos do Direito, bem como aspectos principais da legislação especial referente ao Direito Penal Econômico e as mais recentes decisões dos Tribunais superiores que refletem diretamente no dia-a-dia dessa atuação profissional”, concluiu.
Para saber mais sobre o evento e efetuar sua inscrição, acesse aqui. Veja também outras informações na galeria de imagens abaixo.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC