A primeira solenidade de entrega de carteiras da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina aconteceu nesta sexta-feira (02) na Seccional. 18 novos advogados e advogadas receberam a credencial que os habilita ao início das atividades na advocacia.
Compuseram a mesa de autoridades, o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas; o secretário geral, Maurício Alessandro Voos; o diretor tesoureiro, Rafael de Assis Horn; a conselheira estadual, Sabine Müller Souto; o integrante da Comissão OAB Jovem, Arthur Bobsin; o Diretor de Seguridade do OAB Prev, Luis Fabiano de Araújo Giannini; o secretário geral adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados, Rafael Búrigo Serafim; e o diretor do Sicoob Advocacia, Marco Antônio Mendes Sbissa.
Em seu discurso, Paulo Marcondes Brincas saudou os novos profissionais. “A partir de agora vocês têm plena autorização para o exercício da profissão. Isso é muito importante por várias razões. Diferente das demais profissões, a advocacia, além de ser fonte para o sustento das nossas famílias, tem um viés público. Essa é a essência da nossa profissão. Nos anos mais difíceis, basicamente a imprensa e a advocacia souberam reconstruir a democracia neste país. E este é o nosso compromisso maior: com a democracia“, explicou.
Já as palavras da conselheira Sabine Müller Souto, destacaram o misto de ansiedade e angústia dos candidatos que abdicaram de momentos sociais e afetivos para se dedicar aos estudos. “Muitas vezes conciliando rotinas de trabalho, faculdade e responsabilidades familiares. Estudar com afinco e renunciar estar com seus entes queridos em nome de um objetivo: passar no exame da Ordem. Pois bem, parabéns a todos vocês! Eis que são vitoriosos!”, parabenizou.
Enquanto o secretário geral adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados, Rafael Búrigo Serafim comparou que os advogados não são úteis ou necessários, e sim indispensáveis. “Todos vocês terminaram o curso de Direito e precisaram estudar para a temida prova da OAB. Já passei por ela e sei o nível de renúncia que nos exige para alcançar o êxito. Mas para que fossem admitidos, vocês ainda colocaram suas vidas pregressas sob análise. Assim, a entrega da carteira profissional é também um atestado de idoneidade moral que vocês recebem para entrar nesta casa”, analisou.
A cerimônia no auditório da Seccional reuniu familiares, padrinhos, madrinhas, e amigos dos novos profissionais da advocacia, no tradicional momento de entrada nos quadros da Ordem e boas vindas ao grupo. E também registrou as presenças do desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz, do advogado Hugo Areao Maia, e da deputada federal, Ângela Albino.
Veja as fotos abaixo! Ou acesse a galeria completa de imagens aqui!
Assessoria de Comunicação da OAB/SC