O presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, participou a convite da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e do Departamento de Administração Prisional nesta quarta-feira (25) da II Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro. O evento, que ocorre no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira é organizado pelo Governo Federal, através do Ministério Extraordinário da Segurança Pública e do Departamento Penitenciário Nacional, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e do Departamento de Administração Prisional.
Na ocasião, Brincas comandou o debate presidindo a mesa redonda que trouxe à tona discussões sobre iniciativas laborais em presídios. Participaram também a coordenadora de Educação, Esporte e Cultura do Depen, Letícia Maranhão Matos; o diretor da Acadejuc/SC, Rafael Fachini, o secretário de Estado da Justiça do Espírito Santo, Walace Tarcício Pontes, e a gerente de comunicação da empresa Marca Ambiental, Mirela Chiapani Souto.
Para o presidente da Seccional, os investimentos no sistema prisional são formas mais eficientes de se qualificar a segurança pública. “A violência urbana nasce dentro dos presídios. Se você não os pacifica, não tem como reintegrar os presos na sociedade sem os efeitos dessa vivência do cárcere. Por isso, ao contrário do que muita gente acha, a melhor forma de combater a violência é humanizando os presídios”, observou.
Dentre os pontos discutidos, os debatedores ainda falaram sobre perspectivas e cenários positivos que, com o apoio da iniciativa privada, podem se tornar realidade no sistema penitenciário do Brasil, ao gerar oportunidades de trabalho aos apenados e apenadas.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC