O presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas, participou de um bate-papo na tarde desta quarta-feira (14), com estudantes do curso de Direito de uma faculdade em Florianópolis.
A participação ocorreu no III Ciclo de Palestras sobre Carreiras Jurídicas, evento universitário para alunos das fases finais e prestes a entrar no mercado de trabalho. A ideia foi aproximar o dia a dia de diversas profissões, para ajudar na escolha dos graduandos. Além de promover a troca de conteúdos entre os participantes.
Nessa ocasião, o presidente da OAB/SC, dividiu suas vivências profissionais com a plateia e os convidados: Fernanda Isabela Wissel, tabeliã do Cartório de Notas, Protestos e Títulos de São José; Marcelo Pizolati, juiz de Direito na Vara Bancária da Capital; e Gilson Michels, auditor fiscal da Receita Federal, e professor universitário da instituição. Além da Conselheira Estadual da OAB/SC, Isabela Medeiros, professora da instituição e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Prática de Direito da faculdade.
Paulo Marcondes Brincas contou sobre o início de sua carreira e a vocação para o Direito, que descobriu logo após a escolha do seu caminho profissional. “A vida é implacável, o que plantamos, vamos colher. E apesar do mercado ter grande variedade de opções, a maior concorrência que vamos enfrentar somos nós mesmos, superando nossos limites diariamente”, disse.
O presidente da Seccional, que também foi professor universitário por 10 anos, e vai completar 30 anos de carreira em 2019, avaliou os conteúdos nas diversas fases profissionais. “Quando somos alunos, estudamos de forma sistemática, o que é muito importante, e bastante positivo, pois permite ter uma visão do todo, mas a realidade num escritório de advocacia, por exemplo, é diferente. Tratamos assuntos específicos diariamente e temos que nos aprofundar, por isso é preciso escolher a carreira por opção, e não por falta dela”, incentivou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC