Presidente da OAB/SC palestra em Encontro Estadual de Observatórios Sociais

14/05/2018 - Geral

Palestra Brincas Encontro Observatórios Sociais Blumenau 14052018 (1).jpeg

Nesta segunda-feira (14), a Vila Germânica, em Blumenau, recebeu o 9º Encontro Catarinense dos Observatórios Sociais. Entre as palestras previstas na programação, o  presidente da Seccional,  Paulo Marcondes Brincas  falou sobre a “Colaboração entre a OAB/SC e os Observatórios Sociais”. Também participaram da mesa de debates o presidente da Subseção da OAB/SC de Blumenau, Romualdo Paulo Marchinhacki e o Presidente do OS Blumenau, Jorge Leandro Lobe.

Um acordo de cooperação mútua foi estabelecido entre Observatório Social e OAB/SC. A intenção é aproximar a atuação das entidades por meio das Comissões de Moralidade Pública da Seccional e das Subseções. Entre os objetivos do convênio está o compartilhamento de conhecimento técnico e realização de ações conjuntas nas áreas de transparência pública, controle social e prevenção à corrupção, eficiência da gestão pública, ética e integridade nas relações entre o público e o privado. A parceria ainda deve render um encontro estadual com as Comissões e Observatórios Municipais previsto para setembro deste ano.

Em sua apresentação nesta segunda-feira, o presidente Paulo Marcondes Brincas, destacou o papel dos Observatórios na reconstrução do entendimento sobre política no país. “Acredito que o desafio que vocês estão se propondo, seja hoje o mais urgente para o país. O que mais se precisa é a organização da Sociedade Civil para formar uma nova consciência e estabelecer um patamar de pensamento e comprometimento”, disse.

Para ele, o período requer uma mudança de hábitos e de visões a fim de resgatar a moralidade e o compromisso cívico de cada um. “Corrupção não é tolerável. O momento que estamos vivendo é ideal para tentarmos virar essa chave e criamos um modelo de nação e aqui está a semente mais poderosa para isso”, avaliou o presidente da OAB/SC. Brincas também foi convidado pelo presidente Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, a ser Conselheiro Consultivo do Observatório Social de Santa Catarina, ainda em fase de criação.

Durante todo o dia outros temas também foram levados à discussão: “O preço de referência nas contratações públicas – como sensibilizar órgãos públicos quanto aos orçamentos, análise adequada de orçamentos coletados e casos constatados no monitoramento de licitações”, “Gestão de Voluntários”, “Parcerias estratégicas”, “Unidade Administrativa de SC”, “Sustentabilidade – exposição do conteúdo absorvido pelo OSB Curitiba e métodos experimentados pelos OSs na captação de recursos”, e “Boas Práticas dos Observatórios Sociais”.

Paralelo ao 9º Encontro Catarinense dos Observatórios Sociais, a programação prevê ainda nestas terça e quarta-feiras a realização do 10º Seminário Catarinense de Transparência e Controle Social, do 9º Seminário Municipal de Educação Fiscal e da 4º Semana Municipal de Transparência e Combate à Corrupção de Blumenau. Os demais encontros acontecem na Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí – Blumenau e a programação completa podem ser conferidas clicando aqui.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC


Últimas notícias