Em iniciativa inédita na história do Judiciário catarinense, o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Rodrigo Collaço, acompanhado do desembargador André Dacol, dedicou a manhã do último sábado (5/5) para ouvir individualmente apontamentos e sugestões dos Presidentes das Subseções da OAB/SC sobre a prestação jurisdicional no primeiro grau. A iniciativa fez parte das atividades do último dia do XC Colégios de Presidentes de Subseções realizado nestas sexta-feira e sábado, em Chapecó. Os encontros individuais ocorreram a partir de uma solicitação do Presidente da Seccional catarinense, Paulo Marcondes Brincas, prontamente atendida por Collaço, em um esforço conjunto para a promoção de melhorias no primeiro grau.
Os Presidentes de Subseções levaram ao conhecimento do presidente do TJSC questões como a falta de digitalização dos processos, a existência de acervos processuais inadministráveis, carência de juízes cooperadores ou substitutos, necessidade de mais servidores, de abertura de novas varas e de mediação direta, além de sugestões de soluções para problemas pontuais pelo Estado. Durante os atendimentos, Collaço registrou as demandas de cada uma das Subseções da OAB/SC e destacou que o material vai integrar o dossiê sobre a estrutura do Poder Judiciário que vem sendo elaborado. No fim de abril, Brincas entregou em mãos ao dirigente do TJSC um extenso relatório sobre a situação da primeira instância na Justiça estadual, produzido pelos Presidentes das Subseções da OAB/SC, que agora tiveram a oportunidade de explanar seu conteúdo pessoalmente.
Collaço assegurou que todo o empenho da atual gestão estará voltado ao primeiro grau. Ele disse ainda que não medirá esforços para atender os pleitos da advocacia e aproximar o Judiciário Estadual da realidade dos advogados e advogadas catarinenses. “O que os senhores querem é o mesmo que o TJSC quer. O nosso objetivo é comum. É mais fácil atingirmos nossos objetivos se estivermos unidos. O que une a gestão da OAB/SC com a gestão do Tribunal é a ideia de fazer melhor e contribuir para a justiça no Brasil, um País que precisa tanto. Tenho convicção de que assim como os dirigentes do TJSC, os dirigentes da OAB/SC não medirão esforços por uma justiça melhor. O Judiciário segue à disposição dos senhores para fazermos o melhor possível, do começo até o fim do mandato com a mesma energia que assumimos”, afirmou.
O presidente da Seccional catarinense enalteceu o gesto do desembargador e destacou que os efeitos desta parceria serão transformadores para o Judiciário e para a advocacia catarinense. “É de uma grandiosidade inimaginável. O que essa união vai proporcionar será sentido por todos que precisam da justiça e de seus direitos preservados e defendidos. Tenho convicção de que essa atuação conjunta e aproximação entre a OAB/SC e o TJSC é uma iniciativa que trará benefícios a toda a sociedade catarinense” ressaltou Brincas, agradecendo pela disponibilidade e sensibilidade do presidente do Poder Judiciário.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC