O presidente Paulo Marcondes Brincas participou nesta terça-feira (19) do lançamento do programa Novos Caminhos em Chapecó. Existente desde 2013, o projeto incentiva a profissionalização de jovens entre 14 e 18 anos, para lhes dar suporte na ocasião da saída das casas de apoio e inserção na sociedade.
À frente das atividades estão o Judiciário Estadual, através da desembargadora Rosane Portella Wolff, coordenadora Estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), que possibilita a qualificação através de cursos em suas estruturas do Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A OAB/SC apoia a iniciativa ao lado de diversas entidades.
“O futuro está em iniciativas como essa. O que está acontecendo aqui é importante para os adolescentes e é uma demonstração de futuro. O país vive um momento de descrença na política, o que tem levado a sociedade a se mobilizar e buscar solução para os desafios”, disse Paulo Marcondes Brincas.
“Temos um exército trabalhando para que esse programa cresça, se fortaleça e permaneça. Queremos que esses jovens se apresentem no mercado como pessoas dignas, com valores”, disse a desembargadora do TJSC, Rosane Portella Wolff.
Já o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, reforçou a importância das parcerias e a necessidade de continuidade do trabalho desenvolvido. “Atuando em rede, em 2018 o programa assume um novo ciclo, dando ênfase em duas importantes frentes: de um lado, o resgate e a ampliação da participação dos mantenedores institucionais, revisando papéis e atribuições e trazendo novos atores para integrar esta causa. E, em paralelo, nosso compromisso de aproximar o programa dos empresários, sensibilizando para a causa social do adolescente em serviço de acolhimento”, explicou.
Por fim, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, ressaltou que o momento é propício para a união da sociedade. “Neste momento precisamos fazer alguma coisa, principalmente ter atitude. Nunca foi tão importante fazer a nossa parte. Que continuemos colhendo bons resultados”, declarou.
Também apoiam o programa Novos Caminhos: a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC). Nesta terça-feira (19) a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação ESAG também aderiram ao rol de parceiros assinando termo de cooperação durante o evento.
Sobre o programa Novos Caminhos
Desde que iniciou, o programa já atendeu cerca de 800 adolescentes. Segundo levantamento dos organizadores, hoje o número total de casas e famílias de acolhimento no estado é de 182. E o número de casas de acolhimento participantes do projeto (por terem adolescentes da referida faixa etária) chega a 73.
De acordo com dados do projeto, atualmente 302 jovens são atendidos pelos cursos e atividades de profissionalização e cidadania. Mas o número total de adolescentes (entre 14 e 18 anos) nas casas de acolhimento catarinenses é de 432. Por isso a busca por parcerias e o incentivo à possibilidade de beneficiar todos os adolescentes.
São Miguel do Oeste é a cidade com maior número de jovens em casas de acolhimento do estado (42). Assim como a região Oeste, que somada à Chapecó (com cerca de 20 jovens), é a maior do estado nesse sentido.
Outros encontros regionais também estão previstos para divulgar a iniciativa nos municípios catarinenses.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC