O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, esteve presente nesta segunda-feira (1) no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na cerimônia que homenageou o desembargador Newton Trisotto.
Rafael Horn compôs a mesa de autoridades ao lado do presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço; dos ministros do STJ, Jorge Mussi, Marco Aurélio Buzzi, Rogério Machado Cruz e Luiz Alberto Gurgel de Faria; do presidente do TRF4, desembargador federal Thompson Flores; do corregedor geral de justiça de Santa Catarina, Henry Petry Jr; do procurador geral de justiça de Santa Catarina, Sandro José Neis; e da presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses, juíza Jussara dos Santos.
A cerimônia homenageou o desembargador Newton Trisotto, que deixa o cargo após ter se aposentado em fevereiro deste ano e depois de 40 anos de serviços prestados ao Judiciário. Bastante emocionado, ele agradeceu a placa recebida e relembrou principais momentos da carreira. “Não percam os ideias que os trouxeram para a magistratura. Vivemos momentos muito difíceis. Nos meus 70 anos de idade já vivi momentos quase tão difíceis quanto este, e posso lhes dizer, vamos superá-los. Essa motivação deve se manter viva diariamente. Agradeço a todos os amigos, servidores e autoridades presentes, e desejo a vocês felicidade, palavra que usei para abrir e agora encerrar meu discurso.”
Trisotto e Horn atuaram na mesma época na Justiça Eleitoral catarinense. “Tive a honra de judicar ao lado de Trisotto entre os anos de 2009 e 2011, onde atuei como juiz eleitoral, período em que o desembargador presidiu com maestria a corte eleitoral”, reiterou o presidente da OAB/SC.
TJSC também lançou o Sistema Eletrônico de Informações
Na mesma ocasião, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina também formalizou a assinatura digital do sistema ‘sei’. Trata-se de um software destinado à tramitação de documentos e processos administrativos em todas as unidades do Poder Judiciário catarinense. A medida se dá em convênio com o TRF4. “Parabéns ao magistrado Collaço, sou testemunha de que é um homem empreendedor, que quer resolver os desafios da justiça. Este é um momento histórico pela virtualização de processos”, disse Thompson Flores.
“Na prática vai significar que o nosso Tribunal, a partir de hoje, passa a ser 100 % digital. Exceto os processos antigos, por meio físico, toda e qualquer tramitação se dará por meio eletrônico, processos que podem ser consultados, inclusive, por telefone celular. Isso vai aumentar significativamente a agilidade, eliminar a burocracia, reduzir custos, dar maior transparência e possibilidade de fiscalização”, destacou Collaço.
Já Rafael Horn apontou que a “importante medida terá impactos diretos na advocacia catarinense e é resultado do incessante diálogo entre as instituições e do bom relacionamento e esforço mútuo pelo aprimoramento do Judiciário no Estado.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC