Na tarde desta terça-feira, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, bateu um papo com duas gerações da advocacia de Tubarão. A conversa, que faz parte do projeto ‘Papo de Colega’, ocorreu na Subseção da Ordem no município e contou com as participações de Guido Olavio May e Gustavo Fernandes de Oliveira, advogados com a inscrição mais antiga e mais recente, respectivamente, da cidade.
Na ocasião, o presidente falou sobre o objetivo do projeto e trocou ideias com os profissionais, que traçaram panoramas sobre a advocacia do passado e a atual, além dos desafios relacionados à profissão. “É uma honra para nós recebermos essas duas gerações da advocacia. Sabemos que a classe tem uma série de reclames e angústias e, por meio do ‘Papo de Colega’, nós da Seccional e da Subseção de Tubarão queremos ouvir o que os profissionais com inscrições recentes esperam de nós como entidade e como podemos ajudá-los neste início de carreira no que diz respeito à capacitação, prerrogativas, entre outros aspectos. Além disso, também buscamos ouvir as contribuições que a advocacia mais antiga pode dar a esses novos profissionais por meio de suas experiências, o que pode ajudar no fortalecimento da classe” disse.
Advogado desde 1965, Guido Olavio May agradeceu a oportunidade de conversar com o presidente da Seccional e falou sobre a sua atuação como profissional. Para ele, ter ética e compromisso com a verdade é fundamental para o bom desempenho do ofício e fortalecimento da classe. “Não precisa mentir para favorecer o cliente e acredito que ter ética profissional é essencial para o sucesso na carreira” disse o advogado, que tem a inscrição OAB/SC de número 713.
Já Gustavo Fernandes de Oliveira, advogado desde o último dia 7 agosto e portador do registro OAB/SC 55892, destacou as expectativas e desafios que tem em relação à profissão: “O trabalho desenvolvido pela OAB/SC por meio das comissões é muito importante para a jovem advocacia e pode nos ajudar a ganhar mais experiência, por promover o contato entre os novos e os experientes advogados”, salientou.
Oliveira salientou ainda que está ‘correndo’ para adquirir experiência, inclusive se inscreveu no projeto ‘Advocacia Dativa’ no Estado, iniciativa sempre presente nas pautas da Seccional catarinense. “Antes o acesso ao projeto não era tão fácil, porém, atualmente as inscrições são de mais fácil realização e obtemos uma resposta mais rápida para advogarmos. Inscrevi-me no projeto e uma semana depois fui selecionado para atuar como advogado dativo”, relatou.
Entrega de credenciais
Além do ‘Papo de Colega’, em Tubarão, o presidente da Seccional também participou da entrega de duas credenciais. Receberam os registros profissionais as advogadas Suelen Fernandes de Oliveira (OAB/SC 55952) e Amanda Dorigon Antunes (OAB/SC 55965). “Sejam bem-vindas e estamos muito felizes em tê-las como participantes deste movimento de inclusão que a OAB/SC tem realizado, principalmente neste momento em que muitas mulheres atuam diretamente para que tenhamos uma Seccional cada vez mais plural” disse Horn às novas profissionais.
Além do presidente e dos advogados com inscrição mais antiga e mais recente, participaram das ações em Tubarão o secretário-geral da Ordem, Eduardo de Mello e Souza; o presidente da Subseção da OAB/SC em Tubarão, Erivelton Fileti; o secretário-geral da Subseção da OAB/SC em Tubarão, Rafael Burigo; a secretária-geral adjunta da Subseção da OAB/SC em Tubarão, Magali Magnus; e o ex-presidente da Subseção da OAB/SC em Tubarão, Walmor Coutinho.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC