Conhecer a realidade dos profissionais catarinenses segue na extensa agenda de atividades da diretoria da OAB Santa Catarina. Cumprindo circuito de viagens pelo interior do Estado, nesta quarta-feira (5) o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, e sua comitiva reuniram-se com dois profissionais da Subseção de Canoinhas para mais uma edição do Papo de Colega. Apesar de os 55 anos de atuação que os separam, suas histórias se encontram ao refletir o futuro da advocacia. No pleito de ambos está o desejo por capacitação de qualidade.
Na primeira visita do dia, os dirigentes foram recebidos pelo advogado Hilton Ritzmann. Inscrito sob o nº 770, o profissional atua no Estado há 40 anos, porém, já contabiliza 55 anos de experiência profissional. Na ocasião, o presidente da Seccional agradeceu a acolhida e falou do intuito do projeto. “É uma grande satisfação ser recebido por profissionais como o doutor Hilton. Temos muito a receber dos colegas que viveram a transformação da profissão. Isso nos dará muita informação de qualidade para fazermos uma boa gestão e avaliar com clareza aquilo que é interessante para advocacia", enfatizou o presidente.
Decano advocacia na região, Ritzmann manifestou o interesse por cursos que auxiliem os advogados nos sistemas de peticionamento digital. “A minha grande dificuldade hoje é lidar com o processo eletrônico” revelou. Ele falou ainda de sua preocupação com o mercado, diante da abertura indiscriminada de cursos de Direito no país. “Penso que a Ordem precise lutar no sentido de evitar a abertura de novas faculdades, visando à qualidade desses profissionais que chegam ao mercado. Tampouco pode permitir o fim do Exame de Ordem, que é quem hoje seleciona os profissionais, seja extinto. Precisamos de uma manutenção dele, para que seja ainda mais eficaz. Essas, sem dúvidas, devem ser bandeiras da Advocacia”, afirmou.
Participando da comitiva, o tesoureiro, Juliano Mandelli; a vice-diretora da ESA-OAB/SC, Isabela Medeiros; e o conselheiro estadual, Renato Cepeda também conversaram com o profissional. O presidente da Subseção de Canoinhas, Israel Dias dos Santos também acompanhou os encontros. “Sempre muito tranquilo, sereno, respeitador. Uma pessoa extremamente educada com todos. Fico feliz de ter tido essa oportunidade de o ver receber esse bate-papo porque ele é realmente um profissional merecedor do seu sucesso. Trabalhando de forma extremamente ordeira. Sua atuação é invejável”, comentou.
Já a jovem advocacia da Subseção de Canoinhas foi representada pela advogada, Crisleine Regina Marghotti, inscrita na OAB/SC sob o número 54.670. Recém ingressada nos quadros da Ordem, a profissional ouviu esclarecimentos, do presidente, sobre como é investida a anuidade de cada profissional. “A OAB/SC é um sistema de proteção. São 227 salas de apoio da OAB em diversos locais, como Fórum de Canoinhas, por exemplo. Temos assim como a sede aqui do município, 35 prédios para administrar, além dos servidores da casa e demais estruturas necessárias. A força da Ordem está justamente nesta rede de apoio. Trabalhamos para que a Seccional tenha sustentabilidade financeira. No Portal da Transparência, é possível ter acesso aos custos da instituição e do trabalho de redução de gastos que estamos fazendo”, explicou Horn.
Após a apresentação, Crisleine falou sobre as perspectivas de atuação que tem vislumbrado neste começo de carreira. “Me formei em dezembro. Peguei no mês passado a minha carteirinha. Então são apenas quatro meses ainda. Comecei uma pós-graduação em Direito e Processo Penal, pois, é a área que gostaria de me especializar. Acredito que, por meio de capacitações e cursos de qualificação, a Ordem nos auxilia a ter perspectivas e maior segurança para a atuação”, comentou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC