Com palestra da conselheira federal e ex-presidente da OAB do Rio Grande do Sul, Cléa Carpi, que em novembro será agraciada com a Medalha Rui Barbosa, mais alta condecoração da OAB, e a presença de dirigentes da Ordem e lideranças femininas de todo o Estado, abriu nesta quinta-feira (5) à noite, em Joinville, a VI Jornada Catarinense da Mulher Advogada. Em seu pronunciamento, Cléa defendeu o protagonismo das mulheres no sistema OAB. “A aprovação do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada foi um passo importante nessa direção”.
O público, formado predominantemente por mulheres, foi saudado pelo presidente Paulo Brincas. “Este é um evento de extraordinária importância e lamento que não tenha muitos homens, porque a OAB sempre esteve na vanguarda e deve abolir qualquer espécie de preconceito. De minha parte, torço para que as mulheres estejam muito presentes nas eleições do ano que vem e que ocupem cada vez mais cargos diretivos na Seccional e no Conselho Federal. Este será um desafio para todos nós”, disse Brincas, que aproveitou o encontro para pedir um minuto de silêncio em memória do reitor da UFSC, Luiz Cancellier, falecido no início da semana.
A presidente em exercício da Subseção de Joinville, Simone Brummer, disse que a cidade “transformou-se na capital da mulher advogada”. A presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional, Luciane Mortari, comentou sobre o desafio de organizar o evento. “Desde o início buscamos oferecer uma programação que abordasse temas vitais como a cultura jurídica, a defesa das prerrogativas das mulheres advogadas e a implementação de políticas de valorização e fortalecimento da mulher no exercício da advocacia".
A mesa principal foi composta ainda pelos diretores Cláudia Prudêncio (que representa Santa Catarina na Comissão Nacional da Mulher Advogada) e Maurício Voos (ex-presidente da Subseção de Joinville), os conselheiros federais Sandra Krieger e Tullo Cavallazzi Filho, a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Eduarda Mourão, a presidente da Comissão da Mulher Advogada de Joinville, Maria Terezinha Devegili, a juíza Hildemar de Carvalho, do TJ/SC, o juiz Antônio da Veiga, representando o presidente do TRE/SC Antônio do Rego Monteiro Rocha, e o presidente da CAASC, Marcus Antônio Luiz da Silva.
Também estavam presentes no evento o membro honorário vitalício da OAB/SC e vice-presidente do TED, José Geraldo Ramos Virmond, a secretária da Comissão Nacional de Prerrogativas, Juliana Gortz, as presidentes das comissões da OAB/SC Clarissa Cardoso (OAB Jovem), Herta de Souza (OAB Advocacia) e Claudia Bressan da Silva (Assuntos Legislativos), a ex-conselheira federal Gisela Gondin Ramos, os conselheiros Maria Tereza Zandavalli Lima, Óliver Jander Costa Pereira, as presidentes de subseções Meri Terezinha Zibetti (Gaspar), Carmem Pereira (Balneário Piçarras), Elisandra Maia (Pinhalzinho), Jucélia Vignoli (Balneário Camboriú), Renata Lima de Castilho (São Francisco do Sul); a Diretora Tesoureira da CAASC, Liziane Santos Peixoto, a delegada da CAASC de Mafra e presidente da Associação Comercial de Rio Negrinho, Adriana Dornelles, Marion Elisabete da Silva, membro do Conselho Deliberativo do OABPrev, a delegada Georgia Bastos da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Joinville e a 1ª Tenente Roberta Minella da Silva.
A VI Jornada Catarinense da Mulher Advogada prossegue nesta sexta-feira (6) com uma série de palestras durante todo o dia.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC