A OAB/SC esteve presente na inauguração oficial da nova sede do Fórum Trabalhista de Chapecó, nesta sexta (31). O diretor- tesoureiro da Seccional, Rafael Horn, participou do ato representando o presidente da Seccional, Paulo Marcondes Brincas, ao lado da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), desembargadora Mari Eleda, e do prefeito municipal, Luciano Buligon.
Durante a solenidade, o diretor-tesoureiro ressaltou o empenho da OAB/SC em busca de melhorias para a advocacia catarinense. “Estivemos sempre alinhados e conectados com a advocacia do Oeste catarinense, na vanguarda das mudanças e transformações institucionais que advogados e advogados vêm exigindo de nossa OAB, em prol de uma instituição mais inclusiva, transparente, moderna e eficiente. Nada mais justo, então, que a advocacia do Oeste catarinense e toda população do Oeste tenham um novo e moderno prédio da Justiça Trabalhista na pujante cidade de Chapecó, centro cultural, econômico, social, político, industrial e esportivo do Oeste catarinense”, avaliou Horn.
A estrutura inaugurada já está em uso por servidores e magistrados desde o início do mês. Ela reúne as quatro Varas Trabalhistas do município num único local. Anteriormente, as unidades ficavam distribuídas em dois prédios distintos. O espaço tem ao todo 3,3 mil metros quadrados. O TRT-SC estima que com a sede própria sejam poupados R$ 288 mil anualmente, valor que era pago como aluguel de um dos antigos prédios, ocupado desde 2013. O projeto segue ainda o Guia Prático de Sustentabilidade do Conselho Superior de Justiça (CSJT) e prioriza a sustentabilidade por meio de ventilação e iluminação naturais, o que ajuda a reduzir o consumo de energia. A economia de água se dá pelo controle da vazão das descargas e torneiras e pela reutilização da água da chuva.
“Esperamos que, neste moderno prédio, a Justiça Trabalhista possa continuar cumprindo seu importante mister e exercer seu papel de pacificar e prevenir conflitos originados nas relações de emprego no Oeste catarinense. A OAB catarinense, que já esteve “em pé e à ordem” para defender a manutenção da Justiça do Trabalho, quando esta foi ameaçada de extinção, vem neste ato, não apenas reiterar este posicionamento, como também, reafirmar seu respeito pela Justiça Trabalhista catarinense e reiterar a necessidade de se perpetuar a convivência harmoniosa, altiva e respeitosa com a advocacia e, principalmente, com nossas prerrogativas profissionais” disse o diretor-tesoureiro da OAB/SC, em seu discurso.
Horn ainda lembrou que a advocacia catarinense é “indispensável à administração da justiça”, segundo reza a Constituição Federal e que sob a liderança do presidente Paulo Marcondes Brincas, a gestão tem trabalhado em um movimento de maior inclusão, transparência, modernização e profissionalização da Ordem dos Advogados do Brasil, além de atenta a defesa do Estado Democrático de Direito e das prerrogativas profissionais.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC