A última sexta-feira (11) foi dia de reconhecimento e agradecimento em Palhoça. O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, esteve na Subseção do município para homenagear 15 advogados que ajudaram a Ordem a escrever sua história em Santa Catarina. Em um ato solene, cinco ex-presidentes da Subseção foram laureados com a Comenda Florisvaldo Diniz e dez membros da advocacia, sendo nove advogados e uma advogada, foram jubilados por conta da contribuição que deram à profissão.
Entre os ex-dirigentes da Subseção de Palhoça que receberam a Medalha Florisvaldo Diniz estavam Nereu Celeste Ghizoni (1986 a 1995) — representado pela nora, a advogada Mariana Goulart Ghizoni —, José João da Rosa (1996 a 2003), Luiz Carlos Zacchi (2004 a 2006), João Batista dos Santos (2007 a 2012) e João José da Costa (20013 a 2015). Já no ato de jubilamento, foram homenageados a advogada Isabel Cristina Vieira de Resende e os advogados Adilson Soares da Silva, Alfredo Souza Filho, Carlos Natalino Luz, Jesus Francisco Lages dos Santos, João Rosa de Freitas Júnior, José João da Rosa, Oscar Frederico Seeman, Pedro Jonas Martins e Zulmar Antônio de Campos.
Durante a cerimônia, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, enalteceu a atuação profissional dos homenageados e os classificou como precursores da advocacia em Palhoça. “Cabe a nós homenageá-los e valorizar os trabalhos realizados por eles, que permitiram à advocacia catarinense ter destaque no país em uma bem-sucedida transformação e ser referência em inovação. Com suas experiências, eles servem como bússolas e faróis para os iniciantes na profissão e, por isso, reverenciamos todos que dedicaram a sua vida e tempo à Subseção de Palhoça e à profissão”, disse.
O presidente da Subseção de Palhoça, Leandro Bernardino Rachadel, também ressaltou a importância da homenagem, em especial aos que contribuíram para o avanço da entidade no município. “Depois de 33 anos desde a criação, a Subseção tem uma grande estrutura graças aos trabalhos de todos os presidentes que me antecederam. Foi graças a eles que chegamos onde estamos”, disse.
Agradecimento
Enquanto Horn e Rachadel destacaram a contribuição da advocacia experiente de Palhoça à história da Seccional catarinense, os homenageados também fizeram o uso da palavra e disseram se sentir honrados com o reconhecimento: “Tivemos nesta Subseção uma trajetória de trabalho pela luta do Direto, na qual conseguimos elaborar, neste espaço, o trabalho dos nossos advogados e de todos que participam da aplicação da Justiça na Comarca da cidade. Então, agradeço à OAB/SC pela iniciativa de reconhecer e nos homenagear pelo trabalho que desempenhamos e a todos que batalham pelo Direito e pela Justiça deste país”, pontuou o advogado jubilado, Pedro Jonas Martins.
Laureado duplamente no evento ao ser jubilado e pela atuação como ex-presidente da Subseção, José João da Rosa, destacou a representatividade de Florisvaldo Diniz na advocacia e a criação de uma Comenda com o nome dele para homenagear quem representou os advogados e advogadas nas subseções da Ordem nos municípios catarinenses. “Essa honrosa medalha será por nós guardada com todo carinho e respeito que sua representação merece. Externamos o nosso muito obrigado à história Florisvaldo Diniz, à OAB e a todos que contribuíram para este momento” finalizou.
As honrarias
A Comenda Florisvaldo Diniz é uma honraria concedida exclusivamente a ex-presidentes das subseções da OAB/SC. Criada neste ano pela OAB/SC e aprovada pelo Conselho Pleno da Seccional catarinense, a iniciativa é uma forma de agradecer os ex-dirigentes pelos serviços prestados à advocacia de cada representação. Já o jubilamento é uma homenagem concedida aos advogados pela OAB/SC desde 1987, e que 22 anos depois de sua criação foi uniformizada nacionalmente pelo CFOAB, que estabeleceu condições para o recebimento da honraria (45 anos de inscrição na Ordem ou 70 anos de idade e, cumulativamente, 30 anos de contribuição, contínuos ou não).
Participaram das homenagens em Palhoça o secretário-adjunto da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Jorge Alencar Paixão; a conselheira federal da OAB/SC, Sabine Müller; o conselheiro estadual da Seccional Catarinense, Orlando Mazzota Neto; além de familiares dos laureados e advogados da região.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC