A Seccional Catarinense é a primeira no país a firmar um convênio para bolsas parciais de 50% em cursos de especialização SU College of Law Masters in American Law Program (“Programa de L.L.M.”) na academia norte-americana, Syracuse University, de Nova Iorque. A parceria foi firmada pela presidente em exercício, Luciane Mortari Zechini e pelo diretor geral da ESA (Escola Superior da Advocacia da OAB/SC), Marcus Vinícius Motter Borges, durante o encerramento do II Congresso Brasileiro de Processo Civil, na última sexta-feira, dia 26. A iniciativa tem o intuito de oportunizar aos profissionais catarinenses vivências da legislação americana e metodologias diferenciadas.
“Essa é uma ação inovadora que temos a honra de sermos pioneiros, gerando a oportunidade única dos profissionais que constam em nossos quadros, que se enquadram nos requisitos e que tenham essa vontade, a vivenciarem essa experiência durante doze meses, fora do país. Trata-se de mais um convênio firmado com a parceria da CAASC e por meio da ESA oferecendo bolsas especiais aos profissionais do nosso Estado”, destacou a presidente em exercício, Luciane Mortari Zenchini.
O edital de seleção será anunciado pela ESA e tem previsão de abertura para outubro deste ano. Conforme informações preliminares serão até cinco vagas disponíveis com bolsas de 50% de desconto sobre o valor da especialização escolhida pelo profissional. Após conferência prévia da documentação pela ESA, as candidaturas passaram por avaliação da coordenação dos cursos da Syracuse University.
“Já estamos preparando o edital ao qual pretendemos dar conhecimento o mais breve possível. Nosso intuito é dar aos advogados que tiverem interesse o maior tempo possível para se preparar para a agenda de cursos de 2020. Estamos muito contentes de, por meio desse convênio, oferecer mais essa qualificação aos advogados e advogadas de Santa Catarina e certos de que a procura será intensa”, afirmou o diretor geral da ESA, Marcus Vinícius Motter Borges.
A Syracuse University
Situada em Nova Iorque, é uma universidade particular sem fins lucrativos e centro de pesquisa de prestígio nos Estados Unidos. Dentre os destaques do corpo docente está o professor Antônio Gidi, que ministra a disciplina Processo Civil e Ações Coletivas há mais de 20 anos na Syracuse University .
O curso é ministrado na modalidade presencial, no período de agosto a maio. Para participar, candidato precisará de proficiência em língua inglesa. No entanto, a universidade também dispõe de cursos de inglês jurídico por até três meses antes do curso para aqueles que precisarem de um reforço.