A Comissão de Direito da Pessoa Idosa convida para a “Roda de Conversa: Violência Institucional e a População Idosa”. Evento vai acontecer na terça-feira que vem (11) a partir das 14h no auditório da OAB/SC.
Na programação estão previstos depoimento de idosos que já foram vítimas de violência institucional por órgãos públicos e instituições públicas. Também haverá a palestra “Violência Institucional”, com a advogada Ariane Angioletti. E por fim o bate-papo com a coordenadora estadual das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, Patrícia Zimermann, com o coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público de Santa Catarina, o promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, além de representantes da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina, da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina - Núcleo V, e da Diretoria de Relacionamento do Pró-Cidadão da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
A mediação dos debates estará a cargo da presidente da Comissão Estadual de Direito da Pessoa Idosa da OAB/SC, Marilene de Campos. O evento acontece próximo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, declaro em 15 de junho, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa pela primeira vez em 2006.
“O objetivo é tornar visível a questão da violência institucional contra a pessoa idosa, que vem ocasionando danos irreparáveis, tanto com ações como nas omissões, sofridas no exercício dos seus direitos em todas as áreas, quer na saúde, na previdência, bancária, judiciário, etc. O debate visa ações que tragam com urgência alternativas de soluções para aprimorar o atendimento à pessoa idosa, exterminando a Violência. Somente numa conscientização coletiva dos Órgãos, Instituições e Sociedade Civil, poderá propiciar reais resultados, implantando o cumprimento da Legislação pertinente”, comenta Marilene.
As discussões são voltadas a advogados, advogadas, integrantes de projetos e iniciativas relacionadas ao tema e também à sociedade em geral. Para participar não é preciso se inscrever. O debate é gratuito.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC