Ações que ao mesmo tempo preservam o meio ambiente e garantem economia passaram a ganhar destaque na OAB/SC nos últimos anos. São medidas que surgem para eliminar o uso de papel nos diferentes processos e também para a redução no consumo de energia elétrica, entre outras iniciativas para a constante modernização e informatização da gestão.
Os resultados já estão aparecendo: apenas para o cadastro de novos advogados, por exemplo, são recebidos em média 2,5 mil novos processos por ano, que deixaram de ter documentos impressos tanto pela Seccional quanto pelo próprio advogado. Ou seja, a economia e a sustentabilidade são estimuladas também para fora da instituição.
A migração de diferentes serviços exclusivamente para o meio digital é uma das principais frentes de trabalho. Entre as operações que já são totalmente online estão a inscrição de novos advogados, o que elimina muitas páginas de cadastro, diversos serviços no protocolo e o pagamento da anuidade com fatura digital ou com cartão de crédito, eliminando a impressão de boletos. A comunicação com correspondência via Correios também é substituída, sempre que possível, por informes enviados por e-mail, o que reduziu os gastos com postagens em 20% de 2016 para 2017.
Para a economia de energia elétrica, desde 2016 estão sendo trocadas todas as lâmpadas tradicionais da sede por modelos LED, promovida a manutenção em todos os quadros de distribuição e uma revisão do enquadramento do consumo nos diferentes níveis de demanda, o que permitiu reduzir o valor cobrado na Seccional, na sede balneária e nas Subseções de Blumenau e Joinville.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC